Barbalha-CE: Vereadores e Militares debatem segurança pública

A noite desta segunda-feira (26), a Câmara de Vereadores de Barbalha realizou mais uma reunião ordinária no Plenário 13 de Junho, sob a presidência do vereador José Oliveira Garcia (Ernandes Garcia) com 100% de presença dos representantes do povo, nas galerias educadores e educandos do Pro-jovem marcaram presença para acompanhar os trabalhos dos legisladores da Terra dos Verdes Canaviais.

A plenária ordinária foi muito movimentada com aprovação de matérias oriundas dos vereadores e também da administração municipal.

A convite do vereador João Flávio Cruz Sampaio compareceu à Casa do Povo, o CAP-PM L. Rodrigues, Comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar do Ceará em Barbalha, o qual estava acompanhado do TEN – CEL - PM Arlindo Medina Comandante do 2º BPM em Juazeiro do Norte.

Vereadores reclamam sobre segurança pública

Flávio Cruz, falou de sua preocupação com a crescente onda de criminalidade envolvendo a juventude, deu exemplo de ter visto nas proximidades de sua casa uma jovem ser assaltada a luz do dia por menores, bem como o tráfico de droga em escalada que assusta os cidadãos barbalhenses.

Sandoval Barreto, disse que Barbalha vive situações preocupantes em números de violência, e destacou: violência contra a mulher, o tráfico de droga envolvendo a juventude na cidade e zona rural, e adolescentes infratores cometendo vários atos diariamente.

Daniel Cordeiro, valorizou os educadores e educandos do Pro-jovem, aconselhando os alunos que trilhem os caminhos do bem, evitem envolvimento com as drogas, e estudem muito, busquem conhecimentos para uma boa formação profissional para um futuro digno com cidadania. Ao mesmo tempo frisou é algo muito preocupante a onda de violência no município de Barbalha.

Francisco Gurgel Correra, detonou que a realidade da violência em Barbalha é cruel, fez referências aos crimes de mortes nos últimos dias na cidade, e que os criminosos continuam livres para matar novamente, que nas periferias as drogas estão tomando de conta dos jovens barbalhenses, o povo de Barbalha não tem mais o direito dos vizinhos conversarem a noite nas suas calçadas porque o medo de assalto e mesmo de morrer impera no sentimento do povo de Barbalha, que outrora não muito distante era uma cidade pacata, e de povo tranquilo, hoje os assaltos estão acontecendo em todos os bairros da cidade, e ninguém é preso. Gurgel, finalizou seu pronunciamento pedindo ao CEL-PM Arlindo, o trabalho do serviço de inteligência para botar os bandidos na cadeia.

Ednalda dos Santos, usou a Tribuna da Casa do Povo para como vereadora também representar o Conselho dos Direitos da Mulher, e citou os números da escalada da violência contra a mulher em Barbalha, e disse que o povo está clamando por segurança pública.

Rildo Teles, comentou ser muito chocante os dados que Barbalha tem sobre essa onda de violência, violência doméstica, violência no gatilho de arma de fogo, crimes de morte a luz do dia, os bandidos estão matando e ficando impunes, dos crimes de morte praticados neste ano não tem ninguém preso, muita droga rolando nos bairros e em toda área que demarca Barbalha, denunciou o legislador, pedindo também as ações do policiamento velado na cidade de Barbalha, e lamentou que o governo municipal ainda não tenha feito o concurso público para a Guarda Municipal que em parte também ajuda a fazer a segurança pública da cidade.

Palavra dos Militares

Tenente CEL-PM Arlindo Medina, em relato rápido mostrou que o trabalho da polícia melhorou muito no governo de Cid Gomes, aumentou o efetivo policial do Estado, fez aquisição de novas e potentes viaturas, mas, ainda precisamos de mais gente nos quadros da polícia para reforçar o trabalho de segurança pública em todas as regiões do Ceará, pois, segurança pública hoje é uma questão social, e o grave problema está no avanço das drogas presente em cerca de 95 a 99% dos crimes. Tem sido positivo por exemplo as nossas operações de desarmamento, se prendeu mais e se fez mais apreensão de arma nos últimos meses em toda Região, disse.

A polícia muito tem feito o seu trabalho no combate as drogas, quanto aos crimes a maior dificuldade que a polícia tem é de levantar a autoria, pois no local do crime quando a polícia chega ninguém viu, ninguém sabe de nada, ninguém informa nada, e isso dificulta o trabalho da polícia, disse o PM Arlindo.

Quanto a Barbalha, estou ciente que o trabalho do CAP-PM L Rodrigues, vai dar o resultado de segurança pública que tanto clama a população e no 2º BPM todo apoio será a ele em favor do povo de Barbalha.

CAP-PM L. Rodrigues, disse inicialmente de sua alegria em voltar a Câmara Municipal de Barbalha, pois sente orgulho do Poder Legislativo que lhe concedeu o Título de Cidadão Barbalhense primeira comenda de reconhecimento pelo seu trabalho à frente da segurança pública dessa cidade, em seguida, frisou os resultados dos primeiros dias de seu trabalho em Barbalha, citando como exemplo a “Operação landuá”, com a prisão até da vovó do crack, a prisão de estuprador de crianças na zona rural, a prisão de um pistoleiro armado no meio do povo na festa do pau da bandeira no Sítio Lagoa, o que poderia resultar numa situação de violência e até crime de morte como aconteceu no dia do pau da bandeira de Santo Antônio.

Trabalho em parceria

L. Rodrigues, disse que pretende trabalhar em parceria com as instituições, com os clubes de serviços, com as associações, com a rede escolar, e com a sociedade, e pediu aos vereadores e também aos professores e alunos do Pro-jovem que ajudem a polícia a fazer a segurança pública de Barbalha, pediu que o povo faça as denuncias contra os maus elementos, contra os bandidos, contra as chamadas “boca de fumo”, tudo será investigado e os culpados a gente vai trabalhar para prender, esse é o papel da polícia.

Celulares nas viaturas

CAP-PM L. Rodrigues falou que estar trabalhando para em breve colocar celulares nas viaturas da polícia em Barbalha, para facilitar a interação da população com a polícia diante os problemas da sociedade.

O Comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar em Barbalha, L. Rodrigues, pediu aos vereadores que ajudem a polícia a fazer bem o seu trabalho, não liguem para pedir a liberação de carros e motos que vierem ser aprendidos, e citou por exemplo, que fez a apreensão de paredão de som por alto volume quando passava em frente de uma unidade hospitalar em Barbalha, esse tipo de coisa é absurda.

Combate à moto sem placa

L. Rodrigues, disse que vai se empenhar o máximo que puder para em conjunto com o órgão competente fazer a apreensão de motos que estiver rodando sem placa em Barbalha. Finalizou sua participação agradecendo a boa acolhida na Câmara Municipal de Barbalha.

Em seguida o presidente da Casa do Povo, Ernandes Garcia, encerrou os trabalhos das três sessões legislativas ordinárias dessa segunda-feira.

Silva Neto