Grande visitação popular nos cemitérios e Paróquia de Santo Antônio celebra três missas

Dia de rezar, depositar flores em agradecimento e acender velas

Quinta-feira, 2 de novembro, dia de celebrações pelos mortos, pelos entes queridos, familiares e amigos que já partiram da vida material para a vida espiritual. No século II cristãos já se rezava pelos mortos, estudos religiosos se aprofundaram pelos papas até que, no século XIII, a igreja católica definiu o dia 2 de novembro para celebrar o dia de finados. 

Hoje, os cemitérios de Barbalha na cidade e também na zona rural, logo no amanhecer do dia já se deu o registro de movimentação de familiares e amigos em vista aos entes queridos sepultados em covas, jazigos e túmulos, a cada pessoa ao seu modo, rezando, mostrando seu apreço depositando flores e acendendo velas. 

Pessoas chorando, outras dando apoio, outras até relembrando quem partir deixando coisas boas, bons ensinamentos e muitos exemplos de vida. 

Outro momento muito forte está nas recomendações nas celebrações de missas, conforme as informações do devoto Wescley Araújo, a Paróquia de Santo Antônio de Barbalha programou três celebrações para este dia de finados, às 06hs da manhã houve celebração de missa na Igreja do Rosário, às 16h e as 19hs celebração de missas na Igreja Matriz de Santo Antônio. 

Não recebemos informações dos horários das celebrações da Paróquia de São Vicente de Paulo. 

A Prefeitura Municipal de Barbalha na segunda quinzena de outubro através da secretaria competente determinou limpeza geral do Cemitério Municipal Santo Antônio, dando aos visitantes neste feriado de finados melhores condições de mobilidade popular na visitação aos mortos entes queridos. 

Silva Neto – Imagens SilvaNetodiariodocariri.com.br