Missa, mensagens e lágrima no adeus a extraordinária líder comunitária Conceição

Conceição partiu para a eternidade deixando um grande legado para Barbalha

Em Barbalha, nesta terça-feira (17), faleceu aos 84 anos, Maria Raimunda Damasceno, carinhosamente conhecida por Conceição, no sentido bíblico “concepção” e no sentido figurado, inteligência e forte na criação, e sem nenhuma dúvida Conceição foi uma mulher de muita criação, sempre tinha uma luz para criar coisas novas, e de mãos abertas oferecer algo que podia sem querer nada em troca.

Adeus Conceição!!! 

O corpo em repouso recebeu grande visitação popular no Centro de Velório Anjo da Guarda de Barbalha, nesta quarta-feira (18), pela manhã, houve celebração de missa de corpo presente celebrada pelo padre Cícero Leandro, em seguida homenagens foram prestadas com várias mensagens de amigos, amigas e familiares, cada um detalhou a vida de doação as instituições comunitárias, as entidades religiosas, os segmentos sociais, a sua missão educadora na sala de aula como grande professora, a sua missão na evangelização de muitas crianças e de muitas famílias. 

No Distrito de Estrela em Barbalha, Conceição, era uma linda estrela que brilhava nas festas do padroeiro São João Batista, participava firmemente das celebrações da capela, era uma mulher muito atuante nas entidades comunitárias da Estrela. 

Foi funcionária de várias entidades governamentais, dentre as quais a Ematerce, nos movimentos populares foi uma incentivadora e fundadora do GESTRAF - Grupo de Economia Solidária e Turismo Rural da Agricultura Familiar de Barbalha, impulsionadora da Feira da Agricultura Familiar de Barbalha.

No campo, foi uma forte agricultora na região da Estrela, no paisagismo de Barbalha e vários outros municípios Conceição com seu viveiro de mudas urbanizou avenidas de ruas de cidades do Cariri. 

No artesanato, Conceição, era uma mestra com muito talento e habilidade nas mãos nas obras de artesanato, e o mais interessante, é que ela com sua generosidade repassava seus conhecimentos e habilidades para pessoas amigas e para entidades, como no caso do IACC, lá ela ensinava o artesanato para as mães que tem crianças acometidas de câncer. 

Como podemos ver, Conceição deixou um grande e bonito legado para Barbalha. 

A morte de Conceição deixou muita tristeza em todos os segmentos representativos de Barbalha, porém, todas as representações sociais e culturais agora guardam na memória a história de uma extraordinária líder comunitária que está agora no repouso eterno nas graças de Deus. 

Nas várias homenagens prestadas, Mana Rocha representou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, destacando que Conceição foi uma estrela que brilhos para muitas outras estrelas. 

O Grupo de Economia Solidária e Turismo Rural da Agricultura Familiar de Barbalha (GESTRAF), e o Grupo da Feira da Agricultura Familiar de Barbalha, foram representados por Lindicassia Nascimento, que embargando a voz de emoção enalteceu Conceição como uma grande mulher nos movimentos populares.

E o professor, vereador e liderança do Distrito de Estrela, João Ilanio Sampaio, representando todos os segmentos sociais, culturais e religiosos da Região da Estrela, prestou homenagem a Conceição, dando destaque sobre a vida de uma mulher que em vida passou fazendo o bem sem olhar a quem, deixando um grande legado de amor, humildade, presteza, solidariedade e sem medida generosidade. 

Silva Neto - Fotos SilvaNetodiariodocariri.com.br e GESTRAF