Paróquia de São Vicente de Paulo já está nos preparativos para a festa do padroeiro

Pároco e devotos já estão vivendo tempo de reflexão para a festa

Seguindo São Vicente de Paulo, ser sinal de acolhida, compaixão e cuidado na igreja em saída, esse é o tema das celebrações religiosas a transcorrer do dia 16 a 27 de setembro, mas, desde o dia 1º vem acontecendo momentos de reflexão seguindo os passos de São Vicente. Conta a história, que, filho de uma família de seis crianças, Vicente de Paulo veio de uma família pobre de camponeses do sul da França. Na periferia da cidade Deus foi buscar uma criança santa. Jamais os pais de Vicente poderiam imaginar que ali estivesse quem deveria em poucos anos uma figura determinante para a igreja e a sociedade. Mas, para aqueles que acreditam, Deus sempre nos surpreende com seus planos formidáveis. 

Reflexão desta Segunda-feira 4/9

No 4º dia de ensinamentos com os passos de São Vicente aprendemos que desertos espirituais são críticos e desestabilizadores, mas nos fazem olhar na direção correta.  

Um teólogo amigo de Vicente certa vez passava por terríveis angústias relativas à sua fé. Vicente passou a acompanhá-lo e dedicar tempo. O coração do amigo foi tomando serenidade e quando veio a falecer, se encontrava em paz.

Mas em dado momento de sua vida, Vicente também passou a questionar a própria fé. A noite não seria somente escura, mas longa. Crises são jaterradoras, pod nos paralisar e São Vicente em meio a dúvida se desacomoda e se aprofunda ainda mais na fé. Intensifica suas orações e dedica-se ao serviço aos enfermos.

Assim, vê a crise se dissipar no serviço ao próximo.

Aprendemos que orar não é apenas pronunciar palavras, a verdadeira oração acontece quando vivenciamos os dramas da vida junto aos miseráveis.

🙏🏻Reza conosco: "Descobri, Deus amoroso, que somente posso amar quando estou com o coração tomado pelo teu amor.

Da mesma forma como tu me amas, eu posso amar todos aqueles que me rodeiam."

Padre Marques – Pároco