Conferência debate Segurança Alimentar e Nutricional com propostas para combater a fome

Eixos temáticos, palestra, escolha de delegados para as próximas etapas

A Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos de Barbalha, quinta-feira (10), no CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados Metres Joaquim Mulato, realizou a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional reunindo segmentos da sociedade, agricultores, produtores da cadeia alimentar, Gestraf e representações de ONG’s. 

Fotos SilvaNetodiariodocariri.com.br

Mesa dos trabalhos compostas com: Francisco Sandoval Barreto de Alencar – Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos, Sabrina Ferreira – Diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional de Barbalha, Caroline Ferreira – Nutricionista da Cozinha Comunitária, Francisco Antônio Bernardo (Novo) agricultor e produtor rural, Tiago Pereira – palestrante e Betilde Correia – diretora do Complexo Mais Infância. 

A execução do Hino Nacional e o Canta Barbalha deram ilustraram civicamente a abertura dos trabalhos.  

Conferência debateu três eixos temáticos:

1 – Determinantes estruturas e macrodesafios para a soberonia com segurança alimentar e nutricional;

2 – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas garantidoras do Direito Humano à alimentação Adequada, 

3 – Democracia, participação e controle social. 

Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade, foi tema da palestra do professor Tiago Pereira, o qual compartilhou com o público presente muitos pontos sobre a fome em nível estadual, nacional e internacional. 

Pelo grande trabalho e apoio a Agricultura Familiar, a Cultura Popular, ao Programa alimentar e nutricional do município e destaca atuação em vários projetos da Secretaria do Trabalho, Lindicássia Nascimento recebeu menção honrosa em reconhecimento e mérito pelos companheiros da secretaria.

A Conferência, aprovou muitas propostas para serem levadas as Conferências Regional, Estadual e Nacional, veja algumas: 

Apoio ao homem do campo, 

terra para plantar, água, 

sementes,

saúde, 

capacitação,

mais cozinhas comunitárias, 

hortas comunitárias, 

evitar desperdícios de alimentos, 

apoio à agricultura familiar e outras.  

Fotos SilvaNetodiariodocariri.com.br

Objetivos:

A conferência teve como objetivo fortalecer os compromissos políticos com a democracia, com a erradicação da fome com comida de verdade e com direito humano à alimentação adequada, por meio de sistemas alimentares justos, antirracistas, sustentáveis, promotores de saúde e da soberania e segurança alimentar e nutricional. 

A Conferência foi muito positiva em todos os sentidos, autoridades, representações públicas e usuários escolheram delegados e suplentes para representar Barbalha nas etapas regional, estadual e nacional. 

O Secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos Humanos, Sandoval Barreto, fez o encerramento expressando sua alegria pela grande participação dos diversos segmentos da sociedade e muitos barbalhenses de várias comunidades da cidade e da zona rural.  

Silva Neto – Fotos SilvaNetodiariodocariri.com.br