Secretaria de Cultura de Barbalha lança Edital da Lei Paulo Gustavo com mais de R$ 500 mil

Inscrições abertas para projetos a partir desta sexta-feira (4)

Foi na tarde desta quarta-feira (2), no Centro Administrativo José de Sá Barreto, o lançamento do Edital da Lei Paulo Gustavo com recursos acima de meio milhão de reais, os recursos garantidos pela lei vão contemplar projetos de artistas, de grupos nas diversas ações culturais, de manifestações populares, de fazedores de cultura e também para os seguimentos da linha de áudio visual.

O ato de lançamento foi feito pela Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha, com participação do prefeito, de secretários municipais, de mestres da cultura e de representações de grupos e manifestações culturais de Barbalha. 

Fizeram uso da palavra o prefeito municipal, Dr. Guilherme Saraiva, Dorivan Amaro dos Santos representando a Câmara Municipal, e o Secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Isaac Luna. 

O prefeito, Guilherme Saraiva, enalteceu a cultura popular como riqueza e grande patrimônio cultural da festa de Santo Antônio, e citou com ilustração o grande cortejo folclórico no dia 4 de junho na abertura dos festejos do padroeiro Santo Antônio, defendeu com propriedade a festa continuar com shows artísticos dentro do estilo junino, nesta defesa o gestor barbalhense recebeu apoio dos artistas presentes ao encontro do lançamento do Edital da Lei Paulo Gustavo.

Em seguida, o Secretário de Cultura de Barbalha, Isaac Luna, apresentou os principais pontos da Lei Paulo Gustavo, para abrir os caminhos dos editais para quem nas diversas modalidades possa fazer projetos e participar do Edital da Lei Paulo Gustavo, que destina para Barbalha mais de meio milhão de reais para a cultura. 

Conforme o Edital, Barbalha dispõe de R$557.913,14 para projetos de artistas, grupos e manifestações populares de pessoas que residem já a três anos em Barbalha, podem participar pessoas físicas e jurídicas, as inscrições de projetos podem ser feitas presencialmente na Secretaria de Cultura na Rua da Matriz, ou  pelo endereço eletrônico (https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp195.htm “”). 

Conforme a Lei Paulo Gustavo, Barbalha pelos recursos destinados pode selecionar 136 projetos. 

Estiveram participando: Prefeito Municipal – Guilherme Saraiva, Secretários Municipais – Isaac Luna (Cultura), Sandoval Barreto (Desenvolvimento Social), Lucia Santana (Desenvolvimento Econômico), Josuel Nascimento, Bruno Rolim e outros, já os vereadores Dorivan Amaro dos Santos e Vicente de Lica representaram a Câmara Municipal de Barbalha.  

Artistas e segmentos da cultura popular com muito boa participação. 

Silva Neto – Foto SilvaNetodiariodocariri.com.br