Câmara Municipal concede Título de Cidadã Barbalhense a senadora Augusta Brito

Proposição das vereadoras Efigênia Garcia e Luana Gouvêa

Projeto de Resolução pautado pelas vereadoras, Efigênia Garcia e Luana Gouvêa, debatido e aprovado por unanimidade concede Título de Cidadã Barbalhense a senadora cearense, Augusta Brito de Paula, ela é natural de Fortaleza, profissão enfermeira, bacharela em direito, tem destaca atuação na política cearense, ex-Secretária de Educação do Município de São Benedito, ex-prefeita da cidade de Graça-CE, foi deputada estadual, foi a primeira mulher líder do governo cearense na Assembleia Legislativa, exerceu a árdua missão de Procuradora Especial da Mulher e presidiu o Comitê de Estudos de Divisas e Limites Territoriais do Ceará. 

Augusta Brito, muito guerreira, integrou nove comissões, sendo titular nas de Constituição e Justiça, Assuntos Econômicos, Educação, Serviços de Infraestrutura e Direitos Humanos e suplente nas de Segurança Pública, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Regional e Agricultura e Reforma Agrária. 

Em 2022, Augusta filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e foi a primeira suplente da candidatura ao Senado Federal pelo Ceará de Camilo Santana, eleito com 3 389 513 votos. Após a eleição, Camilo foi nomeado ministro da Educação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a partir de janeiro do ano seguinte e licenciou-se da vaga de senador, passando a cadeira do senado para Augusta Brito de Paula no dia 2 de fevereiro. 

Da esquerda para direita: Augusta Brito de Paula, Efigênia Garcia e Luana Gouvêa

Augusta Brito e Barbalha 

As vereadoras barbalhenses Efigênia Garcia e Luana Gouvêa, apresentaram ao presidente da Câmara Municipal de Barbalha, Odair José de Matos, proposição para criação da Procuradoria da Mulher de Barbalha, com muita sensibilidade sobre a importância do equipamento em apoio a mulher, o presidente da Casa do Povo deu todo apoio para instituir a procuradoria.

De Barbalha para Fortaleza as vereadoras Efigênia e Luana procuraram Augusta Brito, a qual com sua larga experiencia se prontificou em dar todo suporte para a instituição da Procuradoria da Mulher de Barbalha. 

Augusta Brito é a grande mola propulsora no incentivo, no apoio, na orientação e tudo que as vereadoras barbalhenses precisaram de projetos, programas e outros pleitos, para montar a Procuradoria da Mulher de Barbalha, que vai funcionar na Câmara Municipal de Barbalha. 

Como forma de reconhecimento e gratidão, as vereadoras barbalhenses, Efigênia Garcia e Luana Gouvêa através de Projeto de Resolução com aprovação por unanimidade dos pares legislativos, concedem Título de Cidadã Barbalhense a senadora cearense Augusta Brito de Paula.  

Projeto aprovado foi subscrito por todos os vereadores barbalhenses. 

Silva Neto – Fotos: Augusta Brito via google, Efigênia e Luana por SilvaNetodiairiodocariri.com.br