Barbalha comemora São João Batista em quatro comunidades

São João Batista que foi um pregador itinerante para os judeus

As festividades juninas estão quentes no coração dos barbalhenses, São João Batista é festejado nas comunidades Sítio Pelo Sinal, Sítio Correntinho, Sítio Estrela e Sítio Brejinho, todas tem irrestrito apoio das Paróquias de Santo Antônio e de São Vicente de Paulo, na programa religiosa estão sendo realizadas novenas, louvores, quermesses, missas com grande participação popular, já na parte social e folclórica pau de bandeira, bandas cabaçais, e shows musicais com grupos regionais e cantores prata de casa.

Igreja Católica celebra São João Batista que foi um pregador itinerante para os judeus  

João Batista, com é chamado pelos cristãos, foi segundo o Evangelho de Lucas, o filho do sacerdote Zacarias, de classe sacerdotal e de Isabel, prima de Maria, da família de Aarão. Para a maioria das denominações cristãs é o único santo cujo nascimento e martírio (24 de Junho e 29 de Agosto) são evocados em duas solenidades, e não apenas no meio cristão; há diversos estudos elaborados sobre o tema que o colocam como uma das figuras fundamentais da Bíblia - João e o batismo de Jesus o Cristo - com este ato colocando Jesus no centro de toda história bíblica do Novo Testamento, como sendo o Messias tão aguardado, o que deu início à literatura apocalíptica do fim dos tempos. 

São João Batista foi um pregador itinerante cujo aparecimento se deu na Judeia, provável lugar de nascimento, e na Galileia, na época de Herodes; João teve muitos seguidores e pregava aos judeus, dizendo que deveriam exercer a virtude e a retidão.  

No Brasil durante as festas juninas, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas juninas caseiras ou em festivais com disputas com muitos quesitos, nas festas juninas é muito forte a maneira de vestir roupas bem a caráter regional, no Nordeste é muito forte o uso do xadrez para os homens e muito florido para as mulheres. 

Também há produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão em algumas regiões, em outras tem bebidas quentes, ao bem da verdade cada região tem seu jeito e a preferência popular. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira de maneira caricata.

Silva Neto – Replicado da história de João