RAPS Barbalha realiza ação alusiva à Campanha do Janeiro Branco na Praça da Estação

Para o diretor da Raps, Tiago Figueiredo, um dos objetivos da ação é promover a discussão da saúde mental na sociedade.

Por Cícero Dantas

Na manhã desta terça-feira (17), a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) realizou ação alusiva à Campanha Janeiro Branco na Praça da Estação, Centro de Barbalha. O evento contou com apresentação artística, oficinas, contação de histórias e brincadeiras ao ar livre. Participaram do momento pacientes que são assistidos pelos três equipamentos do RAPS da Secretaria de Saúde do município de Barbalha.

Para o diretor da Raps, Tiago Figueiredo, um dos objetivos da ação é promover a discussão da saúde mental na sociedade. “O janeiro branco tem como tema ‘A vida pede equilíbrio’. Quando falamos de saúde mental não falamos apenas dos pacientes que estão dentro dos Caps, estamos falando de uma forma ampla, de toda a população. Todos nós precisamos fazer uma higiene mental, precisamos ter nosso momento terapêutico”, disse Tiago.

Ainda para o diretor Tiago, a ação visa desmistificar o preconceito que ainda persegue os pacientes assistidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). “Ao trazemos nossos pacientes para uma praça pública, mostramos que eles são capazes, que pintam, interagem socialmente e que possuem diversas habilidades que, ao serem exploradas, resultam em trabalhos fantasticos”, concluiu.

Na oficina de pintura e artes, a Terapeuta Ocupacional Ilcione Celes explica o recurso terapêutico que a arte pode proporcionar. “Com a pintura, trabalhamos com o intuito de favorecer a expressão de sentimento, a criatividade, a concentração e a coordenação motora. Assim, melhoramos os aspectos físico, social e mental do paciente”, afirmou.

Para Dona Raimunda, integrante do CAPS AD de Barbalha, o momento foi proveitoso e divertido. “A manhã foi boa demais. Desenhei, fiz pintura com a ajuda do professor, fui bem recebida por todos. Foi muito divertido”, disse Dona Raimunda.

Rede de Atenção Psicossocial (Raps)

O Município conta com três equipamentos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial, que inclui os equipamentos Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD e Centro de Atenção Psicossocial Infanto/Juvenil – CAPSi.

O serviço dos CAPS é porta aberta, no qual o usuário pode procurar diretamente, ou ser encaminhado por um dos postos de saúde de Barbalha, que atendem, entre outras necessidades, demandas de saúde mental.

Nos CAPS é feita uma avaliação inicial e, de acordo com a necessidade do usuário, é realizado o encaminhamento aos serviços de cada unidade, entre eles o atendimento psicológico.  

Imagens da ASCOM da PMB