Grande cobra jiboia é capturada em Barbalha

Réptil foi devolvida ao seu habitat natural

Na manhã desta sexta-feira (21), na região do Sítio Bulandeira de Baixo em Barbalha, populares encontraram uma cobra jiboia grande, tamanho de aproximadamente 2 metros de comprimento, a espécie bem de saúde, pele muito bonita, gorda, pesada, a cobra jiboia tem vida longa entre 25 a 30 anos no seu habitat natural, quando no tamanho adulta chega ao peso de até 15 quilos em média.

A Jiboia é um réptil da família Boidae, família conhecida por ter as maiores serpentes do planeta. No mundo existem 11 subespécies de jiboia. No Brasil, se encontram apenas duas, contudo, são consideradas a segunda maior espécie existente em todo o território nacional.

Lá no Sítio Bulandeira de Baixo, quando os homens encontraram a cobra jiboia, entraram em contado com o barbalhense Cabo PM Matheus, militar de carreira muito prestativo, ele ao receber as informações de uma moradora logo acionou o Copom Barbalha para trata da ocorrência, entrando em contato com o Cabo-PM Paulim, bons amigos na área da segurança pública, de imediato o Cb-PM Paulim compareceu na comunidade da Bulandeira de Baixo, encontrando homens já com a cobra capturada.

A Guarnição Militar sob o comando do Cb-PM Paulim, no trabalho de proteção a defesa animal, conduziu a jiboia até área segura da chapada do Araripe onde a cobra voltou ao habitat, a sua soltura foi feita pelo barbalhense Mazim lá do Sítio Correntinho.   

Silva Neto – Informações do Cb-PM Matheus e do Cb-PM Paulim