Câncer de Mama na Feira da Agricultura Familiar de Barbalha, testemunhos, lágrimas e emoções
Evento aconteceu no pátio externo da Escola de Saberes de Barbalha
SilvaNetodiariodocariri.com.br fotos do encontro Câncer de Mama é debatido na Feira da Agricultura Familiar de Barbalha
No pátio externo da Escola de Saberes de Barbalha, na Feira da Agricultura Familiar também denominada de Agricultura Solidária, nas comemorações do Outubro Rosa alusivo ao Câncer de Mama e mais recentemente incluído o Câncer de Colo de Útero, aconteceu encontro de mulheres com o tema: Papo de Mulheres na Feira, prevenir é se cuidar, dentro da programação especial da Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Direitos Humanos e Mulheres do município em parceria com Agricultura Solidária de Barbalha.
O encontro foi aberto com a palavra motivadora do Secretário, Sandoval Barreto, ele pontou o encontro como muito importante por se tratar de saúde pública e de tema tão específico, preocupante pelos dados do presente momento, e tão temeroso, mas, é valioso quando encontramos pessoas maravilhosas e destemidas que enfrentam desafios e vencem barreiras e obstáculos, nossa secretaria está comandada por mulheres, todos os setores tem mulheres no comando, fico feliz em vê todos os dias o desempenho de cada mulher comandando uma parte da secretaria que tem muitas atribuições. Gostaria de ficar toda a manhã neste evento, mas, vou sair para outras ações, desejo a vocês um bom encontro no Papo de Mulheres na Feira, prevenir é se cuidar. Nos seus agradecimentos finais Sandoval foi aplaudido.
Público presente foi muito participativo com testemunhos e interatividade complementar
Em seguida os trabalhos foram sequenciados com a Assistente Social, Diana Menezes, ela emocionou o público presente com o seu testemunho ao vencer o câncer de mama, não foi fácil enfrentar a situação, tive muita fé em Deus, ao ponto de ir ao Romeirão em um evento religioso com o padre Monteiro, lá pedi a Deus uma luz, e fui surpreendida quando o padre monteiro falou que uma jovem estava no Romeirão acometida de câncer, mas, que, Deus mandou dizer que ela estava curada, hoje depois da cirurgia e do tratamento, estou curada há cinco anos para glória de Deus, agradeceu. Aplauso.
Outras mulheres guerreiras que venceram o câncer também deram testemunhos, e outras que perderam familiares fizeram suas participações enaltecendo o encontro.
Sendo mulher de muita fibra, dona Francisca, que faz parte da Agricultura Familiar, deu seu testemunho pelas graças de Deus, com um doloroso tratamento vencer um câncer de bexiga. Limadry Vieira, enalteceu o encontro, valorizou a força da mulher na luta contra o câncer de mama, e relatou a dor, sofrimento e saudade da sua querida mamãe que foi uma vítima do câncer.
Dentre outros testemunhos, Sabrina Ferreira, falou do sofrimento de quase dois anos com o esposo acometido de câncer, lutou muito, usou todas as suas forças, mas, faleceu, para nossa tristeza, eu, minha filha e familiares.
Lindicássia Nascimento, como coordenadora do encontro Papo de Mulheres na Feira, Prevenir é cuidar, também foi às lágrimas em narrativas sobre câncer, valorizou o encontro, e disse que o Papo de Mulher na Feira deu rumo ao documento que será feito para buscar apoio junto as autoridades para fortalecer as áreas de saúde no atendimento ao câncer, bem como, outros encontro serão realizados sobre o tema mesmo fora do Outubro Rosa, e sinalizou agendado grande encontro agora no dia 19 com o Ciranda da Vida na Melhor Idade, para levar esse tema tão importante para todas as idades, e principalmente para as pessoas da terceira idade que também precisam se prevenir. Em nome da Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Direitos Humanos e Mulher, Lindicássia Nascimento fez agradecimentos a todo o grupo de apoio, a equipe da Feira da Agricultura Familiar e ao público presente no encontro Papo de Mulheres na Feira, Prevenir e cuidar. Encerramento com aplausos, abraços, lágrimas e emoções, na manhã da sexta-feira (14).
Feira da Agricultura Familiar de Barbalha trabalha o ano inteiros com produtos naturais, frutas, verduras, legumes, doces e bolos caseiros, óleos de abelha e babaçu, biscoitos com vários sabores, pêtas, sequilhos e também artesanato.
A mesa foi composta pela equipe da secretaria do Trabalho Desenvolvimento Social Mulheres e Direitos Humanos: Francisco Sandoval Barreto de Alencar, secretário; Alexandre Herbert, coordenador do CRAS Santo Antônio; Adriana Lopes, Diretora da Proteção Social Básica; Diana Menezes Assistente Social efetiva do município. A articulação e mediação foi de Lindicássia Nascimento, gerente de Economia Solidária do Município.
Silva Neto
Comentários