Procissão e missa hoje celebrando Nossa Senhora do Rosário Có-padroeira de Barbalha

Roteiro da procissão pelas ruas de Barbalha, veja a baixo

A Paróquia de São Antônio de Barbalha neste mês de outubro está em jubilo alusivo a có-padroeira Nossa Senhora do Rosário, que vai transcorrer até o dia 29 deste mês, novenas e celebrações estão acontecendo com muito fervor religioso. 

No calendário da religião católica hoje 7 de outubro é celebrado a Nossa Senhora do Rosário, que pela história, na França no ano de 1208, Nossa Senhora apareceu a São Domingos de Gusmão e entregou a ele um rosário. Hoje a Paróquia de Santo Antônio festeja a có-padroeira Nossa Senhora do Rosário, com procissão saindo do largo do rosário às 17h30, fazendo o seguinte roteiro: Rua do vidéo, Santos Domunt até os correios, Av Cel João Coelho, Major Sampaio, Zuca Sampaio, Henrique Lopes, Padre Jatay, Major Sampaio até chegar a Praça Dr. João Filgueiras Teles ao lado da igreja do Rosário, e em seguida missa. O Pároco padre Cícero Leandro convida a comunidade para participar dessa programação especial de hoje em louvor a nossa Có-padroeira Nossa Senhora do Rosário.  

Veja trecho da: wikipedia.org 

A aparição da Virgem Maria e a revelação do Santo Rosário 

Em 1214, São Domingos de Gusmão, o fundador da Ordem dos Pregadores (ou dos Frades Dominicanos) estava na cidade de Toulouse, em França. Enquanto orava e fazia penitência pelos pecados dos homens, tendo passado três dias e três noites rezando e macerando o seu corpo com o objetivo de aplacar a cólera divina, parecia estar já morto pelas severas disciplinas quando a Virgem Maria lhe apareceu. Com Sua voz materna, disse-lhe:

«– Sabes tu, meu querido Domingos, de que arma se serviu a Santíssima Trindade para reformar o mundo?»

«– Ó Senhora! – respondeu ele, – Vós o sabeis melhor que eu, porque depois de vosso Filho, Jesus Cristo, fostes o principal instrumento de nossa Salvação.»

Respondeu-lhe Maria Santíssima:

«– Sabei que a peça principal da bateria foi a saudação angélica, que é o fundamento do Novo Testamento; e, portanto, se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza o meu saltério.»

Após a aparição mariana, São Domingos entrou na Catedral de Toulouse para reunir e falar aos fiéis, enquanto os sinos começaram a tocar sem qualquer intervenção humana. Quando o santo começou a pregar, uma espantosa tormenta se iniciou, houve um tremor de terra, o sol se velou, ouviram-se terríveis trovões e o céu iluminou-se de relâmpagos. Uma imagem de Nossa Senhora levantou três vezes os braços para pedir a Deus justiça para aqueles que não se arrependessem e recorressem à Sua proteção. São Domingos, perante tal fenómeno, orou das orações do Santo Rosário e, por fim, cessou a tormenta. Pôde ele, então, continuar tranquilamente a sua pregação, e fê-lo com tal zelo e ardor nas palavras que os habitantes da cidade abraçaram quase todos a devoção ao Rosário da Virgem Maria. Em pouco tempo, viu-se uma substancial conversão de vida das pessoas.

São Domingos, após a aparição e ter recebido o Santo Rosário das mãos de Nossa Senhora, tornou-se, ele próprio, o grande propagador dessa devoção mariana no início do século XIII. A Igreja Católica lhe conferiu o título de "Apóstolo do Santo Rosário"

Silva Neto