Solenidade tríplice marca 12 anos de Fundação da Sociedade dos Poetas de Barbalha

Poetisa juazeirense é agraciada com título de cidadã barbalhense

O Cariri é berço da cultura popular do Ceará, e nesse Cariri tem o Crajubar que se destaca pelo remo do Rio Salamanca e nas suas margens tem uma cidadezinha batizada de Barbalha, proprietária de muita cultura popular em vários segmentos, um deles reina a prosa, reina o verso e reina a poesia, e com muitos poetas e poetisas a Sociedade dos Poetas de Barbalha nasceu forte no dia 17 de setembro de 2010 tendo como patrono o escritor Dr. Napoleão Tavares Neves, in memorian. 

De 2010 a 2022 são 12 anos de trabalho, muitas ações culturais, muitos encontros com versos e poesias e muitos lançamentos de cordéis. A solenidade foi prestigiada por representações da Academia Cearense de Literatura de Cordel, da Fetraece Regional Cariri, UNAB – União das Associações de Barbalha, Secretários Municipais, vereadores, violeiros, banda de música e outra participações.  

COMEMORAÇÕES

No Geossítio Riacho do Meio pedaço de pulmão verde do pé de serra da Chapada do Araripe, a Sociedade dos Poetas de Barbalha sob a presidência da poetisa Lindicássia Nascimento, realizou solenidade em três dimensões comemorativas aos 12 anos de fundação da entidade. 

Primeiro ato solene foi dando posse a Sócio Beneméritos pessoas que muito tem enaltecido a entidade, nesse ato a presidente Lindicassia anunciou três personalidades para 2023, pegando os indicados de surpresa; no segundo ato posse de sócios efetivos nas plataformas da cultura popular da Academia Cearense de Literatura de Cordel, esse momento foi comandado pelo presidente da entidade Charlles Melo, e no terceiro ato a Câmara Municipal de Barbalha sob a presidência do vereador Odair José de Matos, outorgou título de cidadã barbalhense a poetisa juazeirense, Maria do Rosário Lustosa da Cruz, cuja outorga foi de autoria do vereador João Ilanio Sampaio, vereadores e homenageadas fizeram uso da palavra. 

Foram indicados para a comenda Sócio Benemérito: Francisco Sandoval Barreto de Alencar, Secretário do Trabalho e Assistente Social, Isaac Luna Ribeiro, Secretário de Cultura do Município, e a dinâmica barbalhense, Saneide da Silva Tomaz Pereira, essas três personalidades tem sido pilares importantes na vida da Sociedade dos Poetas de Barbalha. 

A solenidade conjunta foi brilhante, alegre e rica de cultura com as participações da Banda de Música “Os Batutas do Rosário”, em seguida apresentação do violeiro Antônio Ferreira, posteriormente recitações de versos por jovens estudantes barbalhenses da professora Ângela Vieira, e para encerramento com chave de ouro foi maravilhosa a apresentação do Grupo de Mulheres Cirandeiras.

Depois confraternização de aniversário com corte do bolo pelos 12 anos de fundação da Sociedade dos Poetas de Barbalha, presidente Lindicassia Nascimento. (17 de Setembro de 2022)

Silva Neto - Fotos: SilvaNetodiariodocariri.com.br