Festas de Santa Terezinha das Rosas, São Francisco e São Vicente de Paulo, em Barbalha
Fim de semana com três paus de bandeira na cidade e zona rural
A fé, a oração, o evangelho, o ofício do terço, adoração ao Santíssimo Sacramento, as novenas, as quermesses, celebração da palavra, missa solene de abertura e de encerramento e paus de bandeira movimentam três comunidades em Barbalha, Santa Terezinha padroeira do Bairro Cirolandia, São Francisco padroeiro do Sítio Coité e São Vicente de Paulo padroeiro do Bairro Alto da Alegria.
Comunidade do Bairro Cirolandia festeja Santa Terezinha com o tema "Nada é pequeno se feito com amor"
Nada é pequeno se feito com amor tema dos festejos de Santa Terezinha mãe padroeira da grande comunidade do Cirolandia, o tempo de louvor vai até o dia 1º de outubro.
As rosas na imagem de Santa Teresinha simbolizam uma promessa que ela fez antes de morrer. Aos 24 anos de idade, em 30 de setembro de 1897, Santa Teresinha disse às irmãs: "Farei cair uma chuva de rosas sobre o mundo!" As rosas simbolizam a intercessão de Santa Teresinha por todos aqueles que a pedem em oração.
No Sítio Coité a comunidade é de vota de São Francisco, este ano a festa tem o tema: São Francisco irmão dos pobres, missionário do amor
São Francisco irmão dos pobres, missionário do amor esse é o tema das festividades em honra a São Francisco protetor da comunidade do Sítio Coité no distrito de Arajara.
Giovanni di Pietro di Bernardoni (Francisco de Assis), nasceu em Assis na Itália, no dia 5 de julho de 1182. Era filho de Pica Bourlemont e Pedro Bernardone Maricone, rico e conceituado comerciante de tecidos de Assis.
Seu pai estava na França quando o filho nasceu, na volta rebatizou-o com o nome de Francesco, isto é 'francês"
São Francisco de Assis (1182-1226) foi um religioso italiano, fundador da Ordem dos Franciscanos. Era filho de um rico comerciante, mas fez votos de pobreza. Foi canonizado pelo papa Gregório IX, dois anos depois de sua morte. É conhecido como o protetor dos animais.
A paróquia de São Vicente festejando seus 15 anos celebra o padroeiro este ano com o tema: Celebrando e fortalecendo a comunhão paroquial para bem servir
Celebrando e fortalecendo a comunhão paroquial para bem servir tema das celebrações de São Vicente de Paulo padroeiro da comunidade do Bairro Alto da Alegria.
São Vicente de Paulo nasceu em uma terça-feira de Páscoa, em 24 de abril de 1581, na aldeia Pouy, sul da Paris. Como era então frequente, Vicente foi batizado no mesmo dia de seu nascimento. Era o terceiro filho do casal João de Paulo (Jean de Paul) e Bertranda de Moras (Bertrande de Moras), camponeses profundamente católicos. Seus seis filhos receberam o ensino religioso em casa através de Bertranda.
Desde cedo destacou-se pela notável inteligência e devoção. Fez seus primeiros estudos em Dax, onde após 4 anos, se tornou professor. Isto lhe permitiu concluir os estudos de teologia na Universidade de Toulouse. Foi ordenado sacerdote, aos dezenove anos, em 23 de setembro de 1600.
Fim de semana com três paus de bandeira, neste sábado 17, no período da tarde, as mulheres do Bairro Alto da Alegria realizarão o carregamento e hasteamento do pau da bandeira de Nossa Senhora de Fátima coopadroeira daquele populoso bairro, e no domingo a tarde os homens vão fazer o carregamento e hasteamento do pau da bandeira de São Vicente de Paulo padroeiro do Alto da Alegria com a paróquia comemorando 15 anos de evangelização.
E no domingo a tarde, homens vão realizar o carregamento e hasteamento do pau da bandeira de São Francisco glorioso padroeiro do Sítio Coité região do distrito de Arajara.
Portanto, fim de semana será muito movimentado com festas religiosas e sociais, como também cortejos de três paus de bandeira em Barbalha.
Silva Neto – Imagens conectadas pelo diariodocariri.com.br via google
Comentários