Comoção no adeus a seu Odálio líder comunitário do Brejinho

Missa, mensagens e sepultamento na manhã de hoje (19)

Autoridades barbalhenses do executivo, do legislativo e estadual vice-presidente da Assembleia Fernando Santana levaram apoio e condolências a família. 

No Hospital São Vicente de Paulo de Barbalha, nesta quinta-feira (18), aos 78 anos, faleceu seu Odálio Sirino de Matos, agricultor, líder comunitário do Sítio Brejinho, com problemas de saúde, passou por um procedimento cirúrgico, e lutou bravamente pela vida por 36 dias hospitalizado. Ele era pai do atual presidente da Câmara de Barbalha, vereador Odair José de Matos. 

Seu Odálio, em vida foi um homem muito simples, humilde, sua vida inteira foi trabalhando na agricultura, como agricultor criou e educou os filhos, na estrada da vida ensinou os filhos todos os procedimentos de responsabilidade, a assumir e cumprir compromisso, além de agricultor tinha o dom de comprar e vender produtos da terra, no Sítio Brejinho e nas comunidades circunvizinhas ele se tornou o maior vendedor de ciriguelas no atacado para os caminhoneiros que transportavam o produto para os grandes centros comerciais do Ceará e outros estados. 

Na vida religiosa era fervoroso devoto de São João Batista padroeiro da comunidade e também filho de devoção a Nossa Senhora, um dos seus importantes ensinamento aos filhos foi a devoção, rezava com a família, participava ativamente das celebrações e dos festejos alusivos a São João Batista. 

Na vida pública exercia forte liderança na defesa da candidatura do filho Odair José de Matos, fazia reuniões e articulava muita movimentação no Brejinho levantando a bandeira do filho, visitava as famílias e pedia voto para Odair, era mesmo uma liderança de várias maneiras, e sempre tinha o olhar firme pelo desenvolvimento da comunidade.  

O velório foi na Vila do Sítio Brejinho onde morava, a família, moradores do Brejinho, da Santana e de outras comunidades, amigos da cidade e da zona rural, e autoridades barbalhenses lotaram a Capela de São João Batista, para a missa de corpo presente às 09hs, celebrada pelo padre Cícero Leandro, em seguida as homenagens dos familiares e amigos, consternação, lágrimas e vozes embargadas numa demonstração do quanto ele era muito querido e respeitado por toda comunidade. 

O filho, 

Depois das mensagens, já por volta das 11hs, o cortejo fúnebre deixou a comunidade do Brejinho para o Cemitério Municipal Santo Antônio de Barbalha, sepultamento se deu com comoção. O velório, missa e sepultamento teve todo apoio da empresa Anjo da Guarda de Barbalha. 

Silva Neto – Fotos: SilvaNetodiariodocariri.com.br