Barbalha - Governo do Ceará inaugura Teleférico do Caldas

Para seu passeio de teleférico no mês de gratuidade, é necessário fazer agendamento

Governador do Ceará, Camilo Santana inaugurando o teleférico do Caldas em Barbalha. (Imagem Silva Neto) 

Neste sábado (13), no período da manhã, aconteceu a inauguração do Complexo Ambiental Mirante do Caldas (que, na comunidade popularmente é o teleférico do Caldas). A solenidade se deu na Rua Daniel Cordeiro das Neves muito concorrida pelo staff do governo cearense e do governo municipal barbalhense, deputados estaduais e federal, prefeitos de municípios do Cariri, vereadores, lideranças comunitárias, representações dos Hospitais Santo Antônio, Coração do Cariri e do Hospital São Vicente de Paulo de Barbalha. 

O Governo do Ceará aplicou R$ 13,8 milhões no teleférico que tem nas suas instalações o Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, o café cultural, o Borboletário do Cariri e do alto do mirante do cruzeiro ao alcance da vista o lindo vale do Cariri com o seu verde predominante como um rico troféu da encosta da Chapada do Araripe, dona de imensa biodiversidade, um maravilhoso patrimônio arqueológico, riqueza subterrânea com águas hidrominerais, e um forte potencial de cultura popular com grupos de vida centenária que mistura cores, artes e religiosidade.   

O Prefeito Municipal de Barbalha, Dr. Guilherme Saraiva, enalteceu o Complexo Ambiental Mirante do Caldas, frisando que o projeto foi idealizado há 19 anos pelo Camilo Santana, quando ainda era secretário do Ibama, e hoje o Caldas recebe esse equipamento moderno, que, vai impulsionar importantes melhorias promovendo o desenvolvimento sustentável do Caldas. Guilherme, também destacou a importância do teleférico para fomentar a cadeia do turismo em nível Região do Cariri, e para todo o distrito do Caldas será uma forte base na geração de emprego e renda. Finalizou deixando um forte abraço a todos.       

Em seguida fizeram uso da palavra o deputado estadual, Fernando Santana, o deputado federal, José Nobre Guimarães, a vice-governadora, Izolda Cela, o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, e o governador cearense Camilo Santana. 

E por sua vez, o governador Camilo Santana, enfatizou a Região do Cariri com suas riquezas naturais, essa região tem grande potencial a ser explorado com equipamentos estruturantes para gerar emprego e renda, para desenvolver os diversos segmentos da sociedade, e ressaltou que o Cariri tem a primeira unidade de conservação criada no país, a nossa Floresta Nacional do Araripe, aqui também temos um valioso patrimônio científico em toda a Chapada do Araripe. 

Camilo, citou o empenho feito para o estado adquirir essa local que era o antigo Hotel Bom Jesus, quando isso aconteceu no dia seguinte o prédio está praticamente derrubado, mas, tivemos o cuidado de registrar toda a sua arquitetura, e fizemos questão de construir essa nova estrutura preservando toda a beleza antiga do Hotel Bom Jesus, e para valorizar toda a Vila do Caldas fizemos obras de urbanização para dar embelezamento e acolher bem os nossos visitantes. O nosso sonho não pessoal e sim coletivo com a comunidade, se torna realidade com o teleférico inaugurado, entregue a comunidade do caldas como equipamento de geração de emprego e renda em pousadas, restaurantes, comércio e os demais segmentos da população. Para concluir, Camilo, presenteou a comunidade com um mês de passeio grátis no teleférico. Finalizou. 

Em seguida o governador Camilo Santana e os dois filhos inauguraram o teleférico, bem como outras autoridades estaduais e municipais também participaram do passeio com o governador. 

Como fazer seu passeio de teleférico:

Durante o período de operação assistida, que será no primeiro mês, os ingressos serão distribuídos de forma gratuita e atendendo preferencialmente a população da comunidade do Caldas. Para reservar o bilhete com antecedência é necessário fazer um agendamento no site do Mirante do Caldas - https://mirante.sema.ce.gov.br ou presencialmente na bilheteria.

Horário de funcionamento - De terça a domingo e feriados

Teleférico: 9:00 às 17:00 - quarta a domingo e feriados

Centro de Interpretação e Café: 9:00 às 18:00 - quarta a domingo e feriados

Borboletário: 10:00 às 15:30 - quarta a domingo e feriados. 

Silva Neto - Fotos: SilvaNeto / Ascom do Estado