Hospital Santo Antônio de Barbalha recebe nova usina de oxigênio antes do colapso na Covid

Nova usina de oxigênio deve entrar em funcionamento entre 10 e 15 dias próximos.

Equipamentos chegaram (foto: Antônio Ferreira)

A Direção da FOCS – Fundação Otília Correia Saraiva, detentora do complexo de saúde ‘Hospital Santo Antônio e Hospital do Coração do Cariri’, em Barbalha, está investindo em moeda corrente do país, mais de R$ 1 milhão de reais adquirindo uma nova usina de oxigênio para dar suporte no atendimento à saúde nas duas unidades hospitalares, tendo em vista que a capacidade do sistema de oxigênio do Hospital Santo Antônio chegou ao limite com a ala Covid UTI 100% lotada diariamente.

Com a missão de salvar vidas, a direção da Fundação Otília Correia Saraiva, para não bater de frente com colapso do sistema de atendimento de oxigênio, partiu para adquirir uma nova usina de oxigênio, maior e com mais capacidade, o pleito tornou-se um desafio tendo em vista que as empresas que trabalham com esse equipamento estão com capacidade de atendimento estrangulada, e o jeito foi entrar da lista de compra e de espera.

Mas, finalmente, nesta segunda-feira (5/4), a direção da Fundação Otília Correia Saraiva recebeu a boa notícia, a usina de oxigênio acaba de chegar ao Hospital Santo Antônio.

O diretor do hospital, Dr. José Correia Saraiva, disse que, “todo esforço será feito para a equipe técnica montar e colocar em funcionamento dentro de 10 dias”, a usina comprada tem capacidade para atender toda a demanda do complexo hospitalar e ainda podemos com segurança avançar e ampliar o hospital que a nova usina garante a produção de oxigênio. 

Dr. Zezinho, disse também, “a nossa região cresce, e a gente tem que ampliar e melhorar cada vez mais nossos atendimentos a população, não somente para a região, mas, os hospitais de Barbalha são polo em saúde e aqui atendemos pacientes que vem de vizinhos estados, principalmente, Pernambuco que é bem mais próximo”. 

Como médico de brilhante carreira há 40 anos, pela vasta experiência que tem, Dr. Zezinho, recomenda a todos os barbalhenses, que é fundamental seguir todas as recomendações dos órgãos de saúde, o Covid é letal, não escolhe ninguém, qualquer um pode ser vítima da doença, portanto, é fundamental o uso de máscara onde estiver, higienização com água e sabão, como também com álcool em gel, e pela vida evitar aglomeração para não ser infectado pelo coronavírus. 

Concluindo, Dr. Zezinho, disse, o hospital mesmo com muito sacrifício diante a pandemia, todo esforço foi feito, a nova usina para gerar oxigênio está comprada, já chegou, nos próximos dias estará entrando em funcionamento para melhor atender a saúde, esse é o nosso propósito, servir bem a saúde vem desde os nossos pais, somos felizes em servir ao povo do Cariri, do Ceará e de outros estados de onde vierem, aqui no Hospital Santo Antônio e no Hospital do Coração do Cariri estamos aqui para servir. Concluiu, Dr. José Correia Saraiva (Dr. Zezinho).

Silva Neto