Barbalha em dois dias registra 280 mm de chuva no pé de serra
As duas maiores chuvas foram no Farias e no Caldas
Em 2021, a quadra invernosa está abençoada nos céus de Barbalha banhando todo o cinturão do pé de serra da Chapada do Araripe, a 4ª e última semana do mês de fevereiro que está transcorrendo de 21 a 27 já aconteceram boas precipitações pluviométricas, sendo uma de 135 mm no Sítio Farias região do Distrito de Arajara, na quinta-feira (25), registrou Luciano Nascimento, e a outra chuva de 145 mm no Distrito do Caldas foi na sexta-feira (26), registrada pelo Daniel Cordeiro, portanto, em dois dias 280 mm em duas chuvas no município de Barbalha.
Vale registrar que nos dois dias as chuvas banharam o pé de serra e as águas desceram em forte correnteza alagando os baixos, enchendo o canal do riacho do ouro e o rio Salamanca transbordou. Ainda se registrou queda de árvores em comunidades rurais e até muro de residência caiu.
Nesta mesma semana foi registrada uma boa chuva na sede de Barbalha, 67 mm, na quinta-feira (25), sendo a maior chuva da Região do Cariri pelos dados da Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, informou o diretor da Ematerce, Zé de Lurdinha.
Nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, no Distrito do Caldas já forma registrados 500 mm de chuva, dados captados pelo pluviômetro do ex-vereador Daniel de Sá Barreto Cordeiro.
O www.diariodocariri.com.br agradece o valioso apoio dos colaboradores repassando as informações das precipitações pluviométricas em Barbalha, são eles: Luciano Nascimento (centro de Barbalha), Francisco Antônio Bernardo (Novo – Sítio Coité), Daniel de Sá Barreto Cordeiro (Distrito do Caldas), Léo Grangeiro (Sítio Santana), João Ilanio Sampaio (Distrito de Estrela), Expedito Queiroz Macedo (Sítio Cabeceiras), Luiz Pretinho (Sítio Cocos), e Enaise Freitas (Sítio Lagoa).
Silva Neto




Comentários