Quarta-feira de Cinzas: Paróquias de Barbalha fizeram cinco celebraram

Na Quarta-feira de Cinzas também celebra a abertura da Campanha da Fraternidade

Padre Cicero Leandro pároco da Paróquia de Santo Antônio de Barbalha - Ce

No calendário religioso cristão, Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, a Igreja Católica celebra essa data um dia depois do Carnaval, as celebrações tem o rito de distribuição de cinzas na fronte dos devotos, mas, nesse ano 2021, diante a complicada situação de contaminação do coronavírus, houve recomendação para evitar tocar as pessoas, com isso, o rito de distribuição de cinzas passou a ser feito com as cinzas sendo lançadas na cabeça, mas, também evitando tocar o corpo do cristão.

Em Barbalha as duas paróquias celebraram cinco missas.

Paróquia de Santo Antônio celebrou missas às 17hs na Igreja Matriz e às 19hs nas capelas do Bom Jesus dos Aflitos, e no mesmo horário na capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição no Distrito de Arajara. 

Já a Paróquia de São Vicente de Paulo celebrou duas missas, uma às 16hs para os Conselhos das Capelas, e às 19hs para a comunidade de Barbalha. 

A Paróquia de Santo Antônio no centro da cidade está sob o paroquiado do padre Cicero Leandro, e a Paróquia de São Vicente de Paulo no Bairro Alto da Alegria está sob o paroquiado do padre Francisco Evaldo Marques. 

É importante destacar que, ainda pela programação religiosa na celebração da Quarta-Feira de Cinzas  tem a abertura da Campanha da Fraternidade, este ano 2021 com o tema: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

Silva Neto 

Padre Francisco Evaldo Marques pároco da Paróquia de São Vicente de Paulo de Barbalha - Ce