Experiente agricultor barbalhense diz que quadra invernosa 2021 não será boa

As poucas chuvas de janeiro foram espaçosas e faltou a chuva camarada, diz Zé Ventura

Seja qual for à condição do tempo o agricultor sempre acredita que vai haver um bom inverno, escuta e acompanham os prognósticos científicos divulgados pelos meteorologistas, escuta os prognósticos das experiências populares, respeita todas as opiniões, mas, quando as primeiras chuvas molham a terra o sertanejo prepara a terra, planta o milho, o feijão, a fava e outras sementes e fica olhando os céus pedindo chuva a Deus.

2021 será bom de inverno?

O experiente sindicalista e agricultor Zé Ventura, que reside no assentamento São Judas Tadeu, disse ao diariodocariri.com.br que, tem acompanhado as informações da equipe de meteorologia da FUNCEME – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, que no conhecimento científico diz que teremos 2021 um inverno abaixo da média com relação ao bom inverno do ano 2020, e a reunião dos profetas da chuva realizada agora dia 23 de janeiro, nas suas experiências populares com as observações do tempo nos últimos três meses do ano passado, eles pontuaram que teremos uma quadra invernosa com boas chuvas em algumas regiões e outras não, isso, em virtude do tempo desfavorável no oceano. 

Na própria experiência do agricultor Zé Ventura, 2021 não será bom de inverno o quanto foi boa à quadra chuvosa de 2020 para a nossa região, ele falou que agora no mês de janeiro a chuva veio espaçosa e faltou a chuva câmara, Ventura explicou que a chuva camarada é aquela que vem seguida em dias próximos, agora em janeiro isso não aconteceu, isso nos deixa preocupação, falou ele.

Mas, como bom sertanejo, Zé Ventura, espera que de fevereiro por diante o período de chuva seja favorável para o nosso Cariri, pois temos a grande Chapada do Araripe que atrai boas chuvas.

O dia alusiva a São José é de fundamental importância para o agricultor.

Zé Ventura, mesmo diante do quadro de poucas chuvas de dezembro para janeiro, ele, como bom sertanejo pede a Deus a mudança dos tempos para a agricultura em 2021. Finalizou.

Silva Neto com o agricultor Zé Ventura no diariodocariri.com.br