Câmara de Barbalha encerra 2020 com entrega de comendas, aprovação de projetos e agradecimentos

Final de legislatura com emoções na Câmara Municipal de Barbalha

Na tarde desta segunda-feira (21), a Câmara Municipal de Barbalha sob a presidência do vereador Odair José de Matos, realizou a octogésima (80ª) e última reunião ordinária do ano legislativo 2020, sendo também o encerramento do quadriênio 2017 a 2020, nesse período foram dois mandatos com períodos de dois cada, o primeiro mandato sob a presidência do vereador Everton de Souza Garcia Siqueira (Vevé), e o segundo mandato sob a presidência do vereador Odair José de Matos. Vale ressaltar, que, a Câmara Municipal de Barbalha realizou 100% do calendário legislativo 2020. 

Sem dúvida quadro anos bastante produtivos com aprovação de Projetos de Lei oriundos do executivo municipal e do legislativo, Projetos de Indicação, Projetos de Resolução, Requerimentos, Ofícios recebidos de muitas instituições, de segmentos representativos da sociedade, de uso da tribuna popular que foi muito solicitada, audiências públicas tratando de assuntos e pleitos importantes de grande interesse social.    

A ordem do dia constou de seis Projetos de Lei sendo cinco de proposições de vereadores e um do prefeito municipal. Os cinco Projetos de Lei apresentados pelos vereadores foram debatidos e aprovados, já o Projeto de Lei do prefeito Argemiro Sampaio propondo a implantação de Escola de Ensino Militar em Barbalha teve pedido de vista do vereador Hamilton Lira, que gerou debate entre as duas alas, para a situação que apoia o prefeito nesse momento não cabia mais pedido de vista por ser a última reunião do ano, para a oposição o assunto precisa de muita avaliação, porque, até agora o governo do estado não aderiu ao plano do governo federal com a implantação de rede de escola militar no Brasil. Pedido de vista foi aprovado por 8 x 6, e como os trabalhos legislativos estão encerrados referido projeto volta às discussões somente na legislatura de 2021. Vale ressaltar que a iniciativa de instalação de uma unidade de ensino militar em Barbalha partiu de um projeto de indicação do vereador Cap. Marcus Alencar, sendo absolvido pelo executivo que é alinhado ao governo federal. 

Na ocasião, a Mesa Diretora agradeceu os vereadores pelos trabalhos da legislatura 2017/2020, fazendo a entrega de comendas enaltecendo as ações dos parlamentares representando e defendendo o progresso e o desenvolvimento de Barbalha, é claro que, muitas proposições defendidas em plenário e aprovadas por unanimidade não foram atendidas pelo governo municipal. 

Para encerrar a última reunião do ano 2020, vereadores fizeram uso da palavra para expressar seus agradecimentos aos pares pelos 4 anos de companheirismo, troca de experiência, ensinamentos, e principalmente agradecimentos à população de Barbalha que muito contribuiu para o trabalho legislativo. 

Silva Neto