Barbalha - Hospital do Coração se torna pioneiro em cirurgia cardíaca pediátrica

Primeiro procedimento foi de uma menina de 8 anos de idade

Na Rua Zuca Sampaio no Bairro Santo Antônio em Barbalha, na Região do Cariri do Ceará, está implantado o complexo hospitalar: Hospital Santo Antônio e Hospital do Coração do Cariri com grande profissionais em diversas áreas prestando serviços médicos e procedimentos cirúrgicos que marcam um novo tempo na medicina do interior cearense. 

PIONEIRISMO

O Hospital do Coração do Cariri no dia 9 desse mês de novembro de 2020 fez pioneirismo realizando a primeira cirurgia cardíaca pediátrica, a paciente é uma menina de 8 anos que reside no município de Missão Velha, a qual passou por um procedimento cirúrgico para fechamento de comunicação intaratrial, uma cardiopatia congênita. 

Após a cirurgia a menina continuou internada se recuperando do procedimento, com acompanhamento da equipe médica a recuperação foi satisfatória e a paciente infantil já recebeu alta e está em casa no convívio da família.  

Até a data supracitada, esse procedimento cirúrgico era realizado somente na capital Fortaleza, ou em outros grandes centros de saúde, mas, o avanço tecnológico alinhado com a excelência profissional de uma equipe liderada pelo cirurgião cardíaco Dr. Samuel Soares, a criança que tem problemas cardíacos que necessitam de procedimentos cirúrgicos já pode ser cirurgiada no Hospital do Coração do Cariri de Barbalha. 

Após esse primeiro procedimento cirúrgico pediátrico de patologias congênitas de coração, a equipe do Dr. Samuel Soares está pronta para outros tratamentos de patologias do coração, como a Comunicação Intraventicular, coarctação da Aorta, canal arterial, doenças que agora podem ser tratadas na própria região, sem mais recorrer a hospital e profissionais da nossa capital para cirurgia cardíaca infantil.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, no Brasil, são dez casos a cada mil nascidos vivos, estimando em 29 mil o número de crianças que nascem com cardiopatia congênita por ano e cerca de 6% delas morrem antes de completar um ano de vida. 

E a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelos dados que tem estima que cerca de 130 milhões de crianças no mundo tenham algum tipo de cardiopatia congênita. 

Silva Neto - Imagem arquivo diariodocariri.com