Dr. Guilherme derrota prefeito de Barbalha com quase 3 mil votos de maioria

Vários problemas de ordem gestão publica favoreceram a vitória da oposição

Dr. Guilherme Saraiva é o novo prefeito de Barbalha  

Nesse domingo 15 de novembro 2020, a história da política de Barbalha marcou um novo capítulo nas disputas pela Prefeitura Municipal, duas candidaturas de início bem postadas, pela ala de situação com a máquina administrativa por quatro anos nas mãos do prefeito Argemiro Sampaio Neto, e a oposição com um jovem médico Dr. Guilherme Saraiva Sampaio, o embate cresceu e na reta final uma pesquisa do IBOPE apontava empate numérico entre os dois candidatos, mas, o gestor público municipal de Barbalha categoricamente tinha grande rejeição popular.

Essa rejeição popular foi notória na cidade e na zona rural por muitos fatores na administração pública do prefeito Argemiro Sampaio Neto, tendo grande desgaste nos principais itens reclamados pela população: Saúde com deficiência, Cartão + Saúde que não atendeu a população, limpeza pública foi reclamada nos 4 anos, lixão ficou na promessa de uma moderna usina de reciclagem e até instalação de restaurante; taxa de energia elétrica a mais cara do Cariri; sistema de abastecimento de água rural praticamente inexistente; estradas vicinais cheias de buracos e sem recuperação; comerciantes informais desrespeitados jogados de baixos de tendas metálicas com alta onda de calor prejudicando a saúde dos permissionários; do Hotel das Fontes e Balneário do Caldas funcionários pais de família foram dispensados abruptamente, e muitos outros problemas que foram representados pelos vereadores através de requerimentos aprovados por unanimidade, mas, depois acabaram sem a devida atenção por parte do poder público municipal.  

Esse grande pacote de problemas, se tornou também um grande pacote de insatisfação da população de Barbalha, que, deu a resposta nas urnas com expressiva votação elegendo o candidato de oposição, Dr. Guilherme Saraiva (PDT), que venceu as eleições municipais em Barbalha com expressiva votação e vitória incontestável.

Veja os números abaixo: 

Dr. Guilherme Saraiva (PDT) oposição com 19.900 sufrágios, 53,87% dos votos válidos, e o atual prefeito concorrendo à reeleição Argemiro Sampaio (PSDB) com 17.040 sufrágios, 46,13% de votos válidos. Nos números finais o Dr. Guilherme Saraiva derrotou o prefeito Argemiro com 2.860 votos a frente.  

Votação apurada: 100% das sessões. 

Total 39.247 sufrágios. 

Votos válidos 36.940 (94,12%)

Branco 574 (1,46%)

Nulos 1.733 (4,42%)

Abstenções 6.243 (13,72%) 

Silva Neto - Foto cedida ao diariodocariri.com