Dia da Natureza, o que Barbalha nos oferece em sua natureza?

Soldadinho do Araripe é encontrado somente nos municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha

Barbalha situada no só pé da serra do Araripe é dona de muita riqueza natural em todos os sentidos fauna e flora no contorno do chapadão verde, uma infinidade de espécies de árvores que embeleza a nossa região, um grande número de animais e aves, inclusive algumas espécies raras, dentre as quais o Soldadinho do Araripe. 

Barbalha tem espécie rara Soldadinho do Araripe

O soldadinho-do-araripe é uma ave passeriforme da família Pipridae. O nome bokermanni é uma homenagem ao zoólogo brasileiro Werner Bokermann. Foi descoberto em 1996 na Chapada do Araripe, região Nordeste do Brasil. Segundos os seus descobridores, o soldadinho-do-araripe é encontrado somente nos municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha, todos no Ceará. É muito importante citar o maravilhoso trabalho do saudoso Dr. Antônio Correia Saraiva que ao ser descoberto essa espécie, ele, recorreu aos mais importantes órgão de defesa do meio ambiente na proteção da ave, inclusive, tornou a descoberta em lei, música e outros registros como o Plano Nacional para Conservação do Soldadinho do Araripe. 

Sub-bacia Hidrográfica

Fonte do Bom Jesus dos Aflitos no Caldas

Fonte no Riacho do Meio 

Barbalha está encravada na pujante área da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Salgado, tem dois grandes domínios hidrogeológicos: rochas sedimentares e depósitos aluvionares. O rio Salamanca, principal curso fluvial do município, surge a partir do escoamento da água das nascentes da Chapada do Araripe. Vale ressaltar, que, no chapadão da serra Barbalha tem muita riqueza em fontes naturais do Caldas ao Arajara que são ricos em fontes, riachos e reservatórios de água. 

No só pé da serra da Chapada do Araripe, Barbalha tem animais como a onça-parda, o lobo-guará, o sagui e outros que valorizam muito a nossa região. 

Essa riqueza natural que Barbalha tem precisa muito de ser preservada, de ser conservada, de ser intocada pela mão do homem que vem destruindo a fauna e a flora desse maravilhoso chapadão. 

Silva Neto  

Barbalha tem Arajara Park grande área de lazer do interior do Ceará