Barbalhense, jardineiro de Brasília é imortalizado em Praça na Capital Federal

Jardineiro barbalhenses arborizou Brasília com mais de 5 milhões de arvores plantadas

Solenidade inaugural com a presença de Érica Coelho filha de Ozanan Correia- Foto Novacap)

Francisco Ozanan Correia Coelho de Alencar, filho natural de Barbalha, nascido em 1943 no Sítio Cabeceiras, passou pelos bancos escolares até se formar Engenheiro Agrônomo na Universidade Federal do Ceará (UFC), deixando a Terra dos Verdes Canaviais em 1969 foi para Brasília para trabalhar na Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), onde atuou por 40 anos, 30 deles como chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), até a sua aposentadoria, em março de 2009.

O barbalhense Ozanan Correia, em Brasília foi nomeado Secretário de Parques e Jardins da cidade, o seu trabalho transformou a capital do país numa cidade linda em bem arborizada com mais de 5 milhões de arvores plantadas e relatam mil canteiros de flores que contornam muitas avenidas em todo o perímetro urbano da capital federal.

Exercendo a sua missão de Engenheiro Agrônomo, Ozanan, deu vida e beleza a cidade de Brasília plantando diversas espécies de árvores que naturalmente pintam a cidade com: ipê banco, amarelo, roxo, quaresmeira, copaíba, jequitibá do cerrado, landim, pombeiro e flamboyants vermelhos, mas, seu trabalho também tinha o olhar para árvores frutíferas como: manga, jaca, amora, cagaita, jamelão e muitas outras frutíferas.

Os conhecimentos do engenheiro agrônomo, que deteve sua paixão pela natureza ainda quando morava em Barbalha, foi o que possibilitou estudos para implementação das diversas espécies. Um verdadeiro desafio, visto as condições adversas da extensão territorial onde então estava sendo construída a nova capital do país. 

O barbalhense engenheiro agrônomo, Ozanan Correia, aos 72 anos de idade faleceu em 2016, ao sofrer um infarto. Pela data de nascimento 29 de setembro, nesta terça-feira (29) se vivo estivesse faria 77 anos. Na data do aniversário de Ozanan, seu nome foi enaltecido em nível nacional com uma solenidade de inauguração da Praça Francisco Ozanan realizada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, outras autoridades, como também Érica Coelho filha de Ozanan Correia. 

Silva Neto