Morre em Barbalha a professora Francisca Soares de Sampaio, educação de luto

Biologia perde a mestra Francisca Soares de Sampaio, aos 87 anos

Família reunida na comemoração de aniversário da querida matriarca Francisca 

Na manhã desta sexta-feira (4/9), no Hospital São Vicente de Paulo em Barbalha, depois de muito lutar contra enfermidades, morreu a professora Francisca Soares de Sampaio, nasceu em 05/02/1933 e faleceu em 04/09/2020, 87 anos de idade, era filha de José Soares da Costa, construtor e dono de engenho de produção de rapaduras e derivados nos Sítios Brito e Lambedor, e a mãe Maria Inês da Solidade Soares que era prendada dona de casa, casal de integridade moral e grande cidadania. 

Vida 

Francisca teve sua juventude em sala de aula com o propósito de uma formatura promissora, a princípio na medicina, por escolha de preferência biologia, mas, nas idas e vindas da vida encontrou Sedner Feitosa Sampaio (in memorian, mais conhecido como Dner), quando então, pelo amor trocou a medicina pelo magistério, mas, não se desvinculo do seu propósito quando escolheu no magistério a cadeira de biologia, que a fez uma mestra por onde passou nas salas de aula da Escola Senador José Martiniano de Alencar, do Colégio Santo Antônio e do Colégio Adauto Bezerra, numa carreira brilhante e vitoriosa como funcionária pública do Estado do Ceará, honrando a cadeira de Professora de Biologia. 

Francisca Soares de Sampaio casou-se com Sedner Feitosa Sampaio (Dner), constituindo uma linda árvore genealógica de quatro filhos biológicos e uma filha adotiva, que por conseguinte dos filhos vieram 10 netos e 3 bisnetos, família iluminada pela genitora que dedicou sua vida a todos. 

De Francisca e Dner nasceram: 

04 filhos biológicos - Ágnes, Antônio de Pádua, Alana e Soares Neto.

01 filha adotiva - Glícia.

Netos são10: 

1 Aquiles (filho de Ágnes);

3 Yan, Agnesita, Sedner Neto (filhos de Alana);

4 Marília, Lucas, Virgínia e Isabela (filhos de Antônio de Pádua),

2 Davi e Ana Beatricci (filhos de Soares Neto).

Bisnetos 03: 

2 Maria Laís e Maria Ísis (filha de Marília),

1 Heitor (filho de Aquiles).   

A família enlutada já recebeu muitas mensagens de condolências de parentes, amigos e até estudantes que passaram bom período de aprendizado com a professora Francisca. 

Vida social 

Francisca foi uma pessoa que em vida transbordava felicidade, sempre estava de bom humor, e seu bom humor tinha o termômetro da alegria, cheia de graças, de grandes virtudes, ela era realmente uma mulher maravilhosa.  

Agora descansa em paz no acolhimento da misericórdia de Deus, sua vida uma história de amor que ficou no coração dos filhos, dos netos e bisnetos. 

Silva Neto – Apoio: Soares Neto e Glícia.  

Fotos cedidas pela família