UNAB faz 31 anos de bons serviços prestados ao movimento associativo de Barbalha

UNAB foi fundada pelo ex-deputado estadual Eudoro Walter de Santana e esposa Ermengarda Santana

Da esq/dir: Diretoria: Jerônimo Gonçalves da Silva – Presidente, Onivaldo Porfírio de Lima – Vice-presidente, Maria do Carmo de Lima Teixeira – 1ª Secretaria, Maria Salvina Teixeira – 2ª Secretária, José Silva – 1º Tesoureiro e Francisco Antônio Bernardo (Novo) – 2º Tesoureiro.  

Em 06 de agosto de 1981 foi fundada a UNAB – União das Associações de Barbalha, naquela data começava uma nova história para o movimento comunitário associativo barbalhense, a frente do movimento da instituição estavam o ex-deputado estadual Eudoro Walter de Santana e esposa Ermengarda Santana, a Ata de Fundação passou pelo crivo do jovem bancário José Leite Gonçalves Cruz.

De acordo com os fundamentos da Ata, a UNAB – União das Associações de Barbalha nasceu com 10 associações afiliadas, foi um grande momento para o movimento associativo que surgiu dando grande avanço as comunidades das zonas urbana e rural.

De 1981 para 2020 já são 31 anos de história, de luta e de batalha, das 10 associações da fundação, o movimento associativo cresceu bastante, hoje já são 62 associações agregadas ao movimento popular, no decorrer desse tempo a UNAB tem contribuído significativamente na organização das comunidades.

A UNAB – União das Associações de Barbalha, rege-se por Estatuto Próprio e sua base de diretoria é formada pelas associações do município, seu quadro diretor é eleito pelas Associações de Moradores que estão em dia com suas obrigações sociais perante a UNAB.

A UNAB agrega o movimento associativo firmando parcerias com órgãos públicos e com sindicatos, um dos bons exemplos parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, com a Ematerce, com Banco do Nordeste e outros. Vários eventos associativos são realizados em cada mandato com seminários, palestras e debates que promovem o engrandecimento das associações afiliadas.   

Ao longo desses 31 anos, muitos barbalhenses já passaram pelos quadros de direção da UNAB, alguns com mais de um mandato de presidente, baluartes presidentes que já passaram deixando grande legado, como: Francisco Antônio Bernardo (popular Novo), José Silva (Zé de Lurdinha), João Ferreira e outros, hoje a presidência da UNAB tem a frente um jovem barbalhense, Jerônimo Gonçalves, homem do campo, determinado, atuante e muito dinâmico. 

Atual diretoria: Jerônimo Gonçalves da Silva – Presidente, Onivaldo Porfírio de Lima – Vice-presidente, Maria do Carmo de Lima Teixeira – 1ª Secretaria, Maria Salvina Teixeira – 2ª Secretária, José Silva – 1º Tesoureiro e Francisco Antônio Bernardo (Novo) – 2º Tesoureiro. 

Parabéns UNAB – União das Associações de Barbalha pelos seus 31 anos de bons serviços prestados ao movimento associativo e a população barbalhense. 

Silva Neto – Barbalha, 06/08/2020