Barbalha vai receber carros fumacê para combate a dengue, a zica e a chikungunya
É importante a colaboração da comunidade no combate ao mosquito aedes aegypti
Carros fumacê em Barbalha para combater o mosquito aedes aegypti (Imagem cedida por Joel Freitas)
A Coordenação da base de UBV – Ultra Baixo Volume da Superintendência Regional do Cariri, conforme a programação da Vigilância em Saúde do Estado do Ceara, Barbalha vai receber pela segunda vez nesse primeiro semestre de 2020, a equipe de carros fumacê do Governo do Ceará, para fazer três ciclos de pulverização contra a dengue, a zica e a chikungunya.
Segundo o coordenador da UBV Regional Cariri, Antônio Santana, os carros do fumacê vão estar atuando em Barbalha em três ciclos nas seguintes datas:
1º Ciclo nos dias 18 e 19 quinta e sexta-feira deste semana, 2º Ciclo nos dias 24 e 25 quinta e sexta-feira da outra semana, e o 3º Ciclo nos dias 30 de junho uma terça-feira e 1º de julho uma quarta-feira. Os trabalhos de pulverização serão nos horários, no dia 18 de junho, das 16 às 22hs, no dia 19 a partir das 04 da madrugada até as 08hs da manhã, esses horários são os mesmos para os outros dois ciclos. As informações são do Coordenador da base de UBV no Cariri Antônio Santana.
É fundamental que a população de Barbalha colabore com esse trabalho de combate a dengue, a zica e a chikungunya, abrindo as portas de suas residências nos dias e horários que o carro fumacê estará atuando na sua comunidade.
Veja os principais sintomas da dengue são:
Febre alta > 38.5ºC.
Dores musculares intensas.
Dor ao movimentar os olhos.
Mal estar.
Falta de apetite.
Dor de cabeça.
Manchas vermelhas no corpo.
Veja os sintomas mais comuns associados ao vírus Zika são:
“Vermelhão” em todo o corpo com muita “coceira” depois de alguns dias.
Febre baixa, muitas vezes não sentida.
Conjuntivite (olho vermelho) sem secreção.
Mialgia e dor de cabeça.
Dor nas juntas.
Veja os sintomas da Chikungunya
A infecção do vírus causa diversos sintomas, começando por febre alta abrupta e mal-estar. Nesse caso, as dores de cabeça, no corpo e principalmente nas articulações (pulsos, tornozelos, dedos, joelhos, cotovelos, entre outros) são intensas e súbita, impedindo que atividades do dia a dia sejam realizadas.
Silva Neto – Colaboração: Antônio Santana e Joel Freitas





Comentários