Lixo, dengue e calazar são problemas sérios em Barbalha

Veterinário confirma muitos cães com exame positivo para calazar

Lixo nas ruas de Barbalha é uma reclamação popular de todos os bairros 

Ruas favoráveis a proliferação do mosquito da dengue

Desde o início deste mês de abril, vários problemas que atingem a saúde pública estão se acumulando em Barbalha tem sido uma avalanche de reclamações populares, e nesta primeira quinzena de abril os barbalhenses intensificam as reclamações e esperam ações da municipalidade barbalhense.

Segundo moradores de vários bairros, o calendário de coleta de lixo está desorganizado, não tem hora e nem tem dia mais certo, perdeu o rumo e ninguém sabe qual o dia e horário da coleta, se é pela manhã ou no período da tarde, essa situação favorece a Barbalha ser hoje uma cidade suja, imunda e feia, são colocações de barbalhenses criticando e reclamando da sujeira pelas vias públicas de Barbalha, fora as avenidas principais a limpeza pública deixa muito a desejar, no centro da cidade a situação é menos calamitosa, mais precisa melhorar muito, também falam pessoas que trabalham na área comercial. 

Dengue

Em Barbalha também é muito preocupante o aumento de casos de dengue, muitas pessoas com alguns sintomas parecidos com coronavírus, procuram atendimento médico sendo diagnosticadas com casos de dengue. No mês de março no centro da cidade, uma família com gente em casa sentindo dor de cabeça, febre, fadiga, mal-estar, outros sintomas, veio então à preocupação da pessoa com conoravírus, quando feito os exames o diagnostico foi dengue, na casa da família uma caixa d’água estava com a tampa um pouco fora do lugar, quando olharam tinha um grande foco do mosquito Aedes Aegypti. Profissional da medicina de Barbalha confirmou para a nossa reportagem, que, este ano já teve caso de dengue hemorrágico em Barbalha. É importante ressaltar, que, nos três primeiros meses de 2020, o Brasil ultrapassou a 500 mil casos notificados, e 181 mortes por dengue, a divulgação desses dados aconteceu sexta-feira dia 10 abril pelo Ministério da Saúde.

Calazar 

Calazar é outra situação calamitosa dentro de Barbalha, cães vadios perambulando pelas vias públicas são muitos, é bem verdade que a equipe da vigilância sanitária tem atuado no combate aos cães soltos dentro da cidade, porém, é grande a quantidade de cães livres circulando ruas e bairros colocando em risco a saúde pública. Sábado passado (11), um veterinário barbalhense falando sobre esse assunto, disse ser muito preocupante o número de cães com exames positivo para calazar em Barbalha.  

A leishmaniose visceral, também propriamente conhecida como Calazar, é uma doença preocupante no mundo, e no Brasil a situação é complicadíssima, no último senso feito na América Latina, calazar está presente em 14 países, sendo que, segundo os dados do senso, 90% dos casos ocorrem no Brasil. 

Portanto fica ai o alerta as autoridades municipais barbalhenses sobre os problemas com a limpeza pública, dengue e calazar tanto reclamado nos últimos dias pela população. 

Silva Neto

Animais perambulam pelos bairros de Barbalha, coloca em risco a saúde pública com calazar 

Mato toma de conta de canteiros da Avenida 17 de Agosto, via pública de grande fluxo de veículos de outros municípios ligando com o Cariri

A Rua da Liberdade no Bairro Cirolandia é um exemplo de outras ruas nos bairros de Barbalha