Câmara realiza sua primeira reunião ordinária virtual

Covid 19 impõe mudanças nas sessões do legislativo de Barbalha, sem vereadores, imprensa e público, apenas o presidente no plenário.

Covid 19 impõe mudanças nas sessões do legislativo de Barbalha, sem vereadores, imprensa e público, apenas o presidente no plenário. Imagem SilvaNetodiariodocairi.com

Nesta segunda-feira (23), aconteceu à primeira reunião ordinária virtual da Câmara Municipal de Barbalha, a mudança foi imposta pelo Covid 19 (coronavírus), quebrando o sistema das reuniões tradicionais com todos os vereadores no plenário, imprensa e assistência nas galerias. A plenária pela primeira vez se realizou totalmente vazia, sem público assistente, sem a imprensa, e sem os vereadores no Plenário 13 de Junho, de casa os vereadores participaram usando os novos recursos tecnológicos via internet implantados pela atual gestão do presidente Odair José de Matos.  

Dois projetos foram expostos ao crivo dos vereadores na primeira sessão legislativa virtual. Projeto de Resolução de autoria da mesa diretora da Câmara Municipal de Barbalha, que versou sobre a institucionalização de sessões virtuais, nos trâmites regimentais a proposição recebeu parecer favorável das comissões legislativas, em votação o projeto foi aprovado por unanimidade, desta forma a partir do dia 23 de março de 2020, a Câmara Municipal de Barbalha está autorizada a realizar sessão em caráter virtual. A tecnologia avançou e proporcionou algo novo no cenário político do legislativo barbalhense, os vereadores com a modernidade nas mãos apreciaram e aprovaram matérias importantes. 

Na sequência dos trabalhos, Projeto de Lei de autoria do Prefeito Municipal de Barbalha, propondo a abertura de contratação de cargo comissionado na área da saúde visando melhor atender a população, referido pleito já estava em tramitação com pedido de vista na sessão anterior, recebeu das comissões responsáveis parecer favorável à votação, sendo aprovado por unanimidade. O Projeto agora vai para a sanção do Prefeito Municipal para se tornar lei e garantir a contratação de pessoal para cargo comissionado na área da saúde de Barbalha.

Vale ressaltar que na reunião virtual, o vereador Dorivan Amaro dos Santos, com a visão de melhorar a situação precária das famílias menos assistidas nesse momento, solicitou da administração municipal de Barbalha fazer doação de cesta básica através da merenda escolar. 

Silva Neto