Barbalha inicia campanha de vacinação contra a gripe

Vacina contra a gripe não tem eficácia contra o coronavírus

Ministério da Saúde na sua plataforma de atendimento vai distribuir 75 milhões de doses aos estados brasileiros (Imagem ilustração via google)

Em Barbalha, já está acontecendo a campanha de vacinação contra a gripe para os idosos com chamamento pelos Agentes Comunitários de Saúde, a vacinação está realizada com programação estabelecida nos períodos manhã e tarde no PSF de cada comunidade, de maneira pré estabelecida no contato do agente comunitário e as pessoas em cada localidade, como esse sistema implantado, o objetivo é evitar aglomeração de pessoas nos locais de vacinação e, contribuir significativamente para evitar a proliferação do coronavírus. 

No plano de ação para a campanha de vacinação a prioridade vem para os idosos de 60 a 79 anos de idade, de imediato para os idosos que não tem dificuldade de mobilização, ou seja, que tenha todas as condições pessoalmente de chegar ao PSF – Posto de Saúde da Família. Já para os idosos acima de 80 anos de idade, como também com dificuldade de locomoção, haverá por parte dos profissionais de saúde da localidade agendamento para o devido atendimento ao idoso, ou a pessoa com dificuldade locomotora. 

De acordo com a programação da Secretaria de Saúde nessa campanha de vacinação, os profissionais de saúde dos hospitais e clínicas estão recebendo a vacina no seu local de trabalha para que façam sua imunização própria sem sair do seu trabalho e sem fazer aglomeração no setor de vacinação de sua localidade. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (23) inicialmente para idosos e trabalhadores da saúde. O Ministério da Saúde antecipou o início da campanha com o objetivo de contribuir na identificação de pessoas acometidas pelo coronavírus, vale ressaltar que a vacinação do momento é para gripe, portanto não tem nenhuma eficácia contra o covid 19.

O Ministério da Saúde na sua plataforma de atendimento vai distribuir 75 milhões de doses aos estados brasileiros.

Silva Neto