Barbalha tem dois casos suspeitos de coronavírus, diz SMS

Secretaria de Saúde de Barbalha atualiza boletim do coronavírus

Secretaria de Saúde de Barbalha atualiza boletim do coronavírus (diariodocariri.com apoio da odontóloga Dra Vera Bezerra)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Barbalha, através do setor de Vigilância em Saúde, atualizou no final da tarde desta segunda-feira (23) e acaba de divulgar a situação sobre a epidemiologia da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) no município (CE).

CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DA COVID-19 NO MUNDO E NO BRASIL: 

No mundo, até 23 de março de 2020, foram confirmados 332.930 casos da COVID-19 - 40.788 novos e 14.510 óbitos pela doença (1.727 novas mortes). No Brasil, nesta data, eram 1.891 casos confirmados e 34 óbitos. 

SITUAÇÃO NO CEARÁ: 

No Ceará, até o dia 23 de março de 2020, foram confirmados 164 casos de COVD-19, distribuídos em cinco municípios do estado e dois casos residentes em outros estados.

SITUAÇÃO EM BARBALHA: 

Até o fechamento deste boletim, em 23 de março de 2020, em Barbalha, os casos notificados encontram-se descritos na tabela abaixo: Tabela 1 – Distribuição dos casos notificados de COVID-19, Barbalha, 2020**. 

Município de Residência Casos Suspeitos Barbalha (CE) 

02 Juazeiro do Norte (CE) 

05 São Paulo (SP) 

01 Serra Talhada (PE).

Fonte: Notificações do Redcap. Dados sujeitos a revisão, atualizados em 22/03/2020.

Paciente residente em Serra Talhada, porém, permanece a semana em Barbalha devido trabalho. 

Devido à decretação da transmissão comunitária no estado, houve alterações nas definições de caso da doença, nos critérios de notificação e de coleta de amostras, as variáveis poderão impactar na quantificação de notificados. Importante os profissionais se apropriarem das novas regras. Se houver dúvida, procure equipe de vigilância epidemiológica para esclarecimento.

ORIENTAÇÕES DE ISOLAMENTO A Secretaria de Saúde orienta que todos os viajantes SEM SINTOMAS DE GRIPE ao chegarem a Barbalha permaneçam em casa por 7 dias. Se começarem sintomas de gripe e febre, devem ficar isolados em casa por 14 dias, em um quarto. MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE INDIVIDUAIS PARA COMUNIDADE A melhor maneira de prevenir a infecção é EVITAR A EXPOSIÇÃO ao vírus. Para isto, recomenda-se: - FICAR EM CASA o máximo possível. - Se precisar sair mesmo, evitar locais com multidão, aglomeração, reuniões ou grupo de pessoas. Em filas, permanecer distante 2 metros das outras pessoas. Não ficar próximo com pessoas doentes. - Ficar em casa isolado se tiver doente (sinais de gripe ou resfriado). Lavar as mãos mais vezes com água e sabão ou sabonete líquido. Entre uma lavagem e outra das mãos, pode-se utilizar álcool 70% (gel ou líquido borrifado). Evitar tocar nos olhos, nariz, boca, rosto e cabelos. Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com lenço de papel e jogar no lixo imediatamente, ou cobrir a boca e o nariz com a dobra do braço. - Limpar objetos, piso, mesa, balcão e outras superfícies e desinfetar com solução de água sanitária: uma medida de água sanitária para 9 medidas de água. 

Procurar os serviços de saúde somente em casos muito necessários. Evite ir ao serviço de saúde por conta de doenças leves ou sem doença. Caso seja indicado Isolamento Domiciliar, cumpra a recomendação e siga todas as orientações até o final do prazo. Caso seja suspeito de ter a doença, comunique imediatamente a um profissional de saúde ou ao serviço de Vigilância da Secretaria de Saúde. Juntos venceremos.

- diariodocariri.com recebeu esse boletim liberado pela odontóloga Dra. Vera Bezerra