Em Barbalha Sindicato cancela "Roda de Conversa" alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Roda de conversa alusiva ao Dia Internacional da Mulher está cancelada pelo Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, preservando a vida e a saúde da classe ruralista

A Direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha programou para o dia 27 deste mês de março uma “Roda de conversa” alusiva ao Dia Internacional com o tema: “Enfrentamento da violência contra as mulheres e o reflexo do patriarcado na vida delas”, tudo encaminhado e já bastante estruturado pela comissão de organização. 

CANCELAMENTO

Porém, nesse momento que o Brasil está vivendo conjuntamente com o mundo uma pandemia do Covid-19 (Coronavírus), com o Ceará já ultrapassando a 10 casos positivos, com casos suspeitos na Região do Cariri, e entendendo as orientações e determinações do Governador do Estado do Ceará suspendendo todos os eventos, a Direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha de comum acordo com o seu colegiado administrativo determina a suspensão do evento “Roda de Conversa” que estava dentro da programação do mês lilás. 

“Roda de Conversa” estava programado com importantes temas como: 

1 – Enfrentamento à violência contra a mulher;

2 – Participação politica com igualdade e autonomia;

3 – Protagonismo com paridade de gênero no Movimento Sindical;

4 – Reflexo do patriarcado na vida das mulheres, 

5 – Acesso das mulheres a Previdência Social.  

Dentro do tema, Acesso das mulheres a Previdência Social, o sindicato tem levantamento de dados sobre a desproporcionalidade de carga horária entre os homens e as mulheres, os dados do PENAD/IBGE 2017, apontam que a participação das mulheres rurais, acima de 16 anos, no chamado trabalho para o mercado ou “trabalho produtivo” é de, em média, 51 horas/semanais, já os homens trabalham apenas 43 horas/semanais. As mulheres rurais dedicam, em média, 27 horas por semana ao trabalho doméstico e de cuidados da família, enquanto os homens dedicam apenas 11 horas de trabalho semanais para as mesmas atividades. 

A comemoração do Março Lilás, especialmente do 8 de março, simboliza a luta das mulheres por uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária. Através desta luta buscamos romper com as barreiras impostas pelo patriarcado e o capitalismo que sustentam, no conservadorismo e no desenvolvimento que concentra a riqueza nas elites e oprime a classe trabalhadora.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha, Rosineide Maria da Rocha (Mana Rocha), agradece a sensibilidade dos associados entendendo o momento difícil na saúde pública com o avanço do Cornonavírus, infectando milhares de pessoas e até já com registro de morte, diante desse quadro negativo se deu então o cancelamento do evento “Roda de Conversa” do mês lilás.  

Silva Neto – Fotos diariodocariri.com