Sindicato dos Trabalhadores Rurais presta homenagem às mulheres de Barbalha

A assembleia foi aberta com a palavra da presidente Mana Rocha, a qual, falou sobre o Dia Internacional da Mulher relembrando que em Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas no local de trabalho porque lutavam por melhorias salarias, direitos e dignidade.

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha presta homenagem as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher (foto SilvaNeto)

Mulheres agricultoras, no inverno ou no verão, no campo ou na cidade estão sempre em ação, elas são guerreiras, polivalentes, destemidas, ousadas, persistentes, especiais, corajosas, desbravadoras, determinadas, inquietas, maravilhosas, foram muitos adjetivos destacando a personalidade da mulher, que, além da pesada área da agricultura no sol ou na chuva, é esposa, é mãe, é dona do lar, cuida da família, em outras tarefas vai à luta para complementar a renda familiar, a final, como definir realmente essa mulher? 

Mulheres recebem brindes sorteados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha (Foto da sindicalista Rosa)

Na manhã deste domingo 08 de março, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barbalha sob a presidência da sindicalista Mana Rocha, coadjuvada por outros diretores, realizou assembleia prestando homenagem às mulheres, pode se dizer sem dúvida que foi uma manhã de alegria, de confraternização e de fortalecimento da mulher em todos os sentidos da vida.

A assembleia foi aberta com a palavra da presidente Mana Rocha, a qual, falou sobre o Dia Internacional da Mulher relembrando a tragédia do incêndio de uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas no local de trabalho porque lutavam por melhorias salarias, direitos e dignidade. 

Cícera da Silva (Janaína) Secretária de Políticas de Juventude do Sindicato (Foto Rosa sindicalista)

Mana, parabenizou as mulheres de um modo geral, deu ênfase a mulher do campo, a agricultora que enfrenta muitas adversidades, que sofre violência psicológica e também outras formas de violência, às vezes até a morte pelo companheiro, que não aceita a separação e acha ser dono da mulher. Mana Rocha, também enfatizou a importância da Delegacia da Mulher, que em breve esse equipamento seja instalado e colocado em funcionamento para atender os vários problemas de natureza envolvendo a mulher. A presidente do sindicato encerrou sua fala, parabenizando e desejando felicidade a todas as mulheres barbalhenses. 

Sérgio Pereira e Cícera da Silva (Janaina), secretário de políticas agrárias e secretária de polícias de juventude do Sindicato, respectivamente, fizeram uso da palavra valorizando todas as mulheres pela passagem do Dia do Internacional da Mulher, também houve várias participações especiais de amigos e amigas que estavam na assembleia valorizando o Dia Internacional da Mulher.  

A assembleia chegou ao seu final com sorteio de brindes e corte do bolo pelos aniversariantes do mês de março. 

Silva Neto – Fotos SilvaNeto e Rosa  

Aniversariantes cortam bolo e são homenageados pela data renovada na vida (Foto SilvaNeto)