Barbalha: Dengue e chikungunya, médico reumatologista alerta

Casos suspeitos de dengue e até chikungunya em Barbalha, no Brasil já tem registro de mortes com o dengue tipo 2

A quadra invernosa é favorável ao acumulo de água em vários recipientes em casa, em quintais, em jardins e em terrenos baldios, que, por conseguinte é favorável a proliferação em grande escala do mosquito aedes aegypti, que transmite a dengue e também a chikungunya, neste ano já são mais de 90 mil casos registrados no Brasil com 14 mortes, o quadro de avanço do dengue é preocupante. 

Nesse mês de fevereiro, em Barbalha, algumas pessoas tem sentido os sintomas da dengue, que são: Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C); Forte dor de cabeça; Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras; Extremo cansaço; Moleza e dor no corpo; Muitas dores nos ossos e articulações, como também Náuseas e vômitos.

No caso de chikungunya os sintomas também são parecidos com dengue: Febre; Dor nas articulações; Dor de cabeça, Fadiga e Erupções na pele. 

O médico especialista no assunto, barbalhense, Dr. Kennedy Amaral, concedendo entrevista para o diariodocariri.com confirma o avanço do dengue tipo do 2 no Brasil, disse que esse ano é muito preocupante os números de mais de 90 mil pessoas já infectadas pela dengue, com registro de 14 pessoas mortas pela doença. O reumatologista, disse que nesse momento muita gente está focada no coronoravirus, esquecendo que a dengue também mata.

Dr. Kennedy, recomenda que a pessoa ao sentir sintomas da dengue não tome medicação por conta própria, pode está ai colocando em risco a vida com evolução da dengue para o quadro hemorrágico, e orienta que a pessoa com sintoma de dengue tome muito líquido, principalmente, água. 

Dr. Kennedy, recomenda que em todos os lares as pessoas tirem apenas 10 minutos em um dia da semana, para fazer uma geral em todos os vasilhames com água limpa e parada, são locais procurados pela femea do mosquitos aedes aegypti para fazer a sua postura, essa postura em poucos dias se torna mosquitos adultos da dengue dentro de casa. 

Outra alerta do médico, é que, onde tiver um caso suspeito de dengue, é preciso uma mobilização da comunidade em fazer uma faxina geral dentro de um raio de 300 metros, que, é a distância de voo do mosquito aedes aegypti. 

O barbalhense reumatologista, Dr. Kennedy Amaral, está prestando seus serviços médicos na Clínica São Camilo em Crato.

Silva Neto entrevista com o Dr. Kennedy Amaral   

Foto: Arquivo Dr. Kennedy Amaral 

Dengue tipo 2 avança no Brasil, e já tem registro de mortes, confirma o Dr. Kennedy Amaral - Foto arquivo pessoal.