Maçonaria de Barbalha realiza campanha de doação de sangue positiva

Campanha com 41 bolsas de sangue validas e feito 9 cadastros para doação de medula óssea.

A irmandade Loja Maçônica padre Mororo 92 de Barbalha, realizou a primeira campanha de doação de sangue de 2020, que foi bastante positiva na avaliação da irmandade, 52 doadores compareceram ao Hospital São Vicente de Paulo de Barbalha, no trabalho de triagem 11 pessoas estavam inaptos à doação, foram coletadas 41 bolsas validas e feito 9 cadastros para doação de medula óssea. 

A campanha foi realiza neste sábado dia 15 de fevereiro, instituições parceiras: Loja Maçônica Padre Mororó 92 de Barbalha, Hospital São Vicente de Paulo de Barbalha e o Hemoce Crato, os diretores e membros que atuaram na campanha pelas entidades parceiras com o lema: Fazer o bem sem olhar a quem agradecem a todos os doadores de sangue.     

Foto Maçonaria

Maçonaria de Barbalha faz campanha de doação de sangue positiva

De acordo com a medicina, uma bolsa de sangue chega a salvar 4 vidas, então, nessa campanha de doação de sangue muito positiva, 164 pessoas serão atendidas nos hospitais da Região do Cariri.

De acordo com dados do maçom Enílio Macedo, essa foi a 19ª campanha de doação de sangue realizada pela Loja Maçônica Padre Mororó 92 de Barbalha, sempre contribuindo para a salvar vidas, não tem dinheiro que pague a generosidade da doação de uma bolsa sangue, pelas veias de que doa e de quem recebe existe um o valor imensurável pela vida. 

O que é feito com o sangue doado?

1 - Fracionamento: A bolsa de sangue total é centrifugada e separada em três componentes:

- Concentrado de hemácias;

- Concentrado de plaquetas;

- Plasma.

2- Exames laboratoriais: são realizados exames para determinação do grupo sanguíneo e para detecção de doenças transmissíveis pelo sangue.

3- Liberação da bolsa: após a realização dos exames laboratoriais, a bolsa de sangue é liberada para transfusão.

4- Transfusão: o sangue é utilizado principalmente nas grandes emergências (acidentes de trânsito, por armas, hemorragias agudas etc), nas cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas.

Quanto tempo o organismo leva para repor o sangue doado?

O organismo repõe o volume de sangue doado no mesmo dia. É importante beber bastante líquido (suco, água).

Silva Neto - Fotos Cícera e Enílio - Loja Maçônica Padre Mororo 92 de Barbalha

Foto Loja Maçônica Padre Mororo 92 de Barbalha

Parte da equipe da maçonaria e hemoce em ação na primeira campanha de doação de sangue