Pau de bandeira movimenta Barbalha divisa com Moreilândia

Mãe Rainha é festejada no Sítio Serra dos Cochos, em Barbalha, hasteamento do pau da bandeira e bingo em ação social

No Sítio Serra dos Cochos em Barbalha divisa com Moreilândia/PE, na tarde de sábado passado (01/02), foi um dia de bonita festa popular na comunidade abrindo os festejos alusivos a padroeira Mãe Rainha três vezes admirável, por volta das 16:hs, defronte a Capela de São Francisco no Sítio Mandacaru em Barbalha, começou o cortejo do carregamento do pau de bandeira, um eucalipto com 20 mts de cumprimento, é itinerante, fica a cerca de cinco quilômetros de distância entre as duas localidades.

A tradição se mantem com os homens fazendo o carregam e hasteamento do pau da bandeira, mas, as mulheres comandam a animação em carro de som, vale ressaltar que não é permitido à disputa de paredões de som. Muitos motoqueiros das comunidades que ficam no entorno do Sítio Serra dos Cochos participal de todo o percurso do pau da bandeira.  

Foto: SilvaNetodiariodocariri.com

No Sítio Mandacaru, capela de São Francisco começa o carretamento do pau da bandeira 

Hasteamento do pau da bandeira por volta das 18h30

Comunidade celebra a palavra de Deus.

O percurso é feito com paradas para orar e agradecer a Deus, para descanso, para alimentação e também para apresentações artísticas de grupo de jovens com cantos religiosos e performance de forma a emocionar o público presente.

No Sítio Cochos, a comunidade no pátio da capela acompanha o hasteamento do pau da bandeira de Mãe Rainha, este ano aconteceu por volta das 18h30min, logo em seguida a comunidade é convidada para adentrar a capela e participar da celebração da palavra, depois, acontece à primeira ação social para arrecadar fundos em apoio à melhoria da capela de Mãe Rainha, e posteriormente, tem festa social. 

Em 2020, está sendo realizada a 12ª edição festiva em louvor a Mãe Rainha Três Vezes Admirável, todas as noites após a celebração tem quermesse com venda de produtos alimentícios, encontro de famílias, e descontrações sociais com outras ações envolvendo as comunidades circunvizinhas. 

No traslado do pau da bandeira de Mãe Rainha no Sítio Serra dos Cochos, o prefeito de Moreilândia, Eronildo Enoque de Oliveira, se presente com a esposa e outros familiares.