Barbalha mobiliza saúde para o Dia Mundial da Diabetes
Diabetes atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo
[caption id="attachment_149339" align="alignleft" width="300"]
Dia Mundial da Diabetes: Imagem ilustração replica: Medical Xpress[/caption]
Barbalha mobiliza saúde para o Dia Mundial da Diabetes
Desde 1991 que no dia 14 de Novembro é celebrado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF: International Diabetes Federation) e pela Organização Mundial de Saúde como dia Mundial de Diabetes,
Nesta quarta-feira 14 de Novembro se comemora o Dia Mundial de prevenção a Diabetes, a Prefeitura Municipal de Barbalha através da Secretaria de Saúde elaborou programação específica para comemorar a data que é muito importante no alerta sobre a doença que atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países.
No dia em que todo o mundo se mobiliza contra o diabetes, 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde através de uma equipe de profissionais designados para a finalidade, tem vasta programação palestras, atendimentos e orientações a pacientes e ao público em geral, a partir das 13h00, no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão, à Rua Princesa Isabel em frente à Praça Engenheiro Doira “Praça da Estação”. Haverá testes rápidos e outros procedimentos, como verificação de glicemia capilar e da pressão arterial, bem como orientações sobre cuidados para prevenir ou controlar a doença. Os Postos de Saúde da Família estão preparados para receber, orientar e encaminhar pacientes ao Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão. O equipamento dispõe de equipe multidisciplinar pronta para o acolhimento dos que necessitam de tratamento.
DIABETES 1 e 2
No diabetes tipo 1, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
Pré-diabetes
A pré-diabetes é um termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença, como se fosse um estado intermediário entre o saudável e o diabetes tipo 2 - pois no caso do tipo 1 não existe pré-diabetes, a pessoa nasce com uma predisposição genética ao problema e a impossibilidade de produzir insulina, podendo desenvolver o diabetes em qualquer idade.
Diabetes tipo 2
No diabetes tipo 2 existe uma combinação de dois fatores - a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina. Geralmente, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, contudo, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
Silva Neto







Comentários