Mulheres carregam e hasteiam o pau da bandeira de São João no Sítio Correntinho
Mulheres comanda a festa do pau da bandeira no Correntinho
Mulheres carregam e hasteiam o pau da bandeira de São João no Sítio Correntinho (Fotos: SilvaNetodiariodocariri.com)
No final da tarde e início da noite deste domingo (17), aconteceu com bonita festa popular o carregamento e hasteamento do pau da bandeira de São João Batista coopadroeiro do Sítio Correntinho, nessa localidade a padroeira é Nossa Senhora das Dores cujos festejos serão no mês de setembro do ano corrente.
No Sítio Correntinho, o carregamento e hasteamento do pau da bandeira de São João Batista, é tudo feito pelas mulheres, os homens maridos, companheiros, namorados, todos ficam apenas acompanhando e dando apoio, incentivo e até algumas orientações que são importantes.
Nas mãos e nos ombros das mulheres o pau da bandeira, um jatobazeiro com cerca de 15 metros de comprimento foi trasladado com tranquilidade, ninguém se machucou e a diversão da mulherada tinha harmonia e sintonia muito forte. A doação do jatobazeiro foi feita pela devota Maria de dona Raimunda, que também esteve presente acompanhando o cortejo e o hasteamento, já a bandeira foi doação da devota dona Francisca, ou seja cada uma fazendo parte dessa bonita manifestação religiosa com devoção e fé.
Naquela localidade Correntinho, os homens ficam com inveja das mulheres que comandam as ações, gritam, vibram e com muito fervor realizam o carregamento e hasteamento do pau da bandeira, sob a coordenação da “capitã” dona Maria de Miro, mulher muito simples e humilde como “capitã”. Por volta das 18hs, estava tudo pronto em frente à capela de Nossa Senhora das Dores, e as mulheres deram as mãos para rezar, depois com força nos braços, tesouras e corda nas mãos fizeram o hasteamento do pau da bandeira de São João Batista. Os festejos ao coopadroeiro São João Batista prosseguem até o dia 23 de junho, no Sítio Correntinho.
[caption id="attachment_146326" align="aligncenter" width="300"]
Cap-PM Marcus Alencar (camisa roseo) com a "capitã do pau da bandeira dona Maria (blusa xadrez)[/caption]
O vereador Capitão-PM Marcus Alencar, foi a comunidade comprovar como as mulheres fazem o carregamento e hasteamento do pau da bandeira, ele ficou impressionado com a organização, e disse ser que já tinha ouvido falar, mas, queria presenciar, valorizou e falou que é importante essa cultura popular de pau de bandeira com essa inovação das mulheres do Sítio Correntinho.
Silva Neto







Comentários