Barbalha-CE Rotary Clube incentiva campanha contra a Pólio
Quarta-feira dia 10, no período da tarde, dentro do lema rotário 2014/2015 “Faça o Rotary Brilhar” rotarianos e rotarianas barbalhenses foram ao Centro de Saúde Materno Infantil, que fica situado a Rua da Matriz, onde aconteceu mais uma ação rotária dentro da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, neste campo o papel do Rotary Internacional é doar a vacina e o clube local apóia, incentiva e acompanha a imunização contra a Pólio.
A família rotariana foi bem recebida pela direção do Centro de Saúde Materno Infantil, e lá conheceu o plano de trabalho exercido há vinte anos pelo grande e renomado médico pediatra barbalhense, Dr. Cícero Cruz Macedo, o mesmo fez um relato de como se procede o atendimento nos seis primeiros meses de vida da criança, ao mesmo passo as mamães são orientadas sobre a importância do aleitamento materno.
Conforme as explicações do pediatra, Dr. Cícero, no Programa de Aleitamento Materno, durante os seis primeiros meses de vida, a criança tem acompanhamento a cada trinta dias, com avaliação clinica pediatra, vacinação, peso, crescimento, e o seu desenvolvimento no geral, as mamães são orientadas a procurar a qualquer dia da semana a equipe do aleitamento materno, seja qual for o menor problema de saúde que a criança vem a sentir, chegando ao Centro de Saúde Materno Infantil será atendida independente do calendário de atendimento a cada trinta dias. Frisou o médico.
Dr. Cícero Cruz Macedo, citou que toda equipe do Programa de Aleitamento Materno, recebe total apoio da Gestão Pública Municipal via Secretaria de Saúde do Município, esse apoio tem sido fundamental para se prestar um bom trabalho no atendimento as mamães e crianças nascidas no município de Barbalha.
No Centro Materno Infantil na tarde de quarta-feira, a família rotariana fez a alegria de muitas crianças com distribuição de bombons, pirulitos e pipocas. Na ocasião estavam presentes as companheiras e companheiros: Isaucy, Zélia, Marinete, Michelle, Márcio, Silva Neto, Antônio Damião e Cícero Damião da Silva – presidente, o qual participou da aplicação da vacina via oral.
Vacinar é um grande ato de amor, “Faça o Rotary Brilhar” vacinando todas as crianças barbalhenses de zero a cinco anos incompletos. O Rotary agradece e a sua criança ficará imunizada contra a paralisia infantil.
DOENÇA:
A poliomielite também popularizada como paralisia infantil, foi uma das doenças infantis mais temidas da época, uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa. A transmissão acontece por via fecal-oral. Silenciosamente existiu até os anos de 1880, naquele tempo o vírus se espalhou com grande intensidade na Europa, depois nos Estados Unidos, quando a medicina considerou a situação como uma epidemia.
De acordo com os primeiros registros médicos pelo pediatra carioca Dr. Fernandes Figueira, a doença poliomielite surgiu no Brasil em 1911. Primeiro no Rio de Janeiro e posteriormente apareceu também em São Paulo.
Silva Neto




Comentários