Barbalha-CE Requerimento sobre nepotismo acirra os ânimos entre oposição e situação
A Câmara Municipal de Barbalha, em reunião ordinária realizada a noite desta segunda-feira 3 de novembro, com os trabalhos sob a presidência do vereador, Daniel de Sá Barreto Cordeiro, apreciou Indicativos e Requerimentos, proposições dos vereadores: Francisco Rosário de Amorim, Expedito Rildo Cardoso Xavier Teles, Antônio Sampaio, João Bosco de Lima, André Feitosa e Epitácio Cruz. Também foram ajuizados pelo crivo dos legisladores, Projetos de Lei sugeridos por representantes do povo e pelo prefeito municipal.
Entre as matérias apreciadas, o Requerimento do vereador João Bosco de Lima, endereçado ao Poder Executivo Municipal, solicitando que a municipalidade barbalhense faça valer a atual legislação que proíbe o nepotismo no Paço Municipal para exonerar servidores que tenham parentesco de primeiro, segundo e terceiro grau com o gestor público municipal.
Referido Requerimento abriu grande e acirrado embate entre as alas políticas de oposição e situação, principalmente, entre os vereadores Expedito Rildo Cardoso Xavier Teles e José Aurino Saraiva Duarte, pelos quais houve pronunciamentos sobre o Requerimento apresentado pelo vereador João Bosco de Lima, mas, posteriormente, cada um com sua tese alfinetaram-se com defesa e ataque, os ânimos acirrados promoveram balas verbais cruzadas. Rildo Teles, chegou a dizer que recentemente, um irmão do vereador Aurino Saraiva, teria feito ameaças contra o vereador André Feitosa, que, inclusive chamou o colega André, para registrar um BO sobre as ameaças recebidas, mas, André, se manifestou contrário e o BO não foi registrado. Por sua vez, Aurino Saraiva, disse que, é contra qualquer ato ou atitude violenta, se o irmão assim o fez, foi uma atitude dele, seguindo exemplos de meu pai, sempre fui, sou e serei contra qualquer ato de violência. Os dois vereadores também se alfinetaram, mas, sem ataques pessoais sobre locação de veículos em tempos outrora e também presente momento.
Após o temperamento ácido entre as duas alas de oposição e situação com vários apartes, o requerente, vereador João Bosco de Lima, concluiu a defesa do seu requerimento que propõe ao gestor público municipal de Barbalha, enquadrar o município as leis que tratam do nepotismo, exonerando pessoas com laços familiares e parentescos dentro da administração pública municipal, conforme rege a atual legislação que trata do assunto, e se não tiver casos dessa natureza melhor ainda. Concluiu o vereador.
Em seguida, com os ânimos serenados, o presidente da Casa do Povo, Daniel Cordeiro, colocou em votação o requerimento do legislador João Bosco de Lima, que acabou por 7 a 5 sendo desaprovado pela bancada da situação.
Silva Neto




Comentários