Barbalha-CE Cultura Popular tem lançamento CDs hoje à noite
Á noite desta sexta-feira 10 de outubro, um grande evento marcará as páginas da Cultura Popular de Barbalha, com programação especial reunindo Grupos Populares com raízes e tradições há mais de um século, cantando, rezando, alegrando e promovendo a “Terra dos Verdes Canaviais” como o maior berço de ouro da Cultura da Região do Cariri.
No Sítio Cabeceiras, zona rural de Barbalha, o Pólo Cultural Zé Mundó abre suas portas para receber no palco um grande evento da Cultura Popular de Barbalha, com extraordinários nomes de sustentação de base por meio da Associação Artística e Cultural Engenho Velho, uma entidade sem fins lucrativos que tem renovado e valorizado o berço de ouro da cultura local.
Às 7 horas da noite desta sexta-feira dia 10, no Pólo Cultural Zé Mundó, acontece o lançamento dos CDS “Valores da Tradição Popular de Barbalha“ e “Panticola Brincando Reisado”, com várias apresentações de Grupos da Cultura Tradicional da Terra dos Verdes Canaviais, que jorra as mais leves águas cristalinas do Nordeste Brasileiro com igual força também jorra pelos talentosos Mestres a Cultura Popular de Barbalha.
Em lançamento cada CD tem 12 faixas de pura cultura popular como: Boi da Cara Preta; Repartindo o Boi do Barro Vermelho; a Burrinha Zabilinha; Baião dos Caretas; Pai Tomé e outras faixas com especial participação dos Grupos Penitentes Irmãos da Cruz, Coco de Embolada Arte e Tradição, Reisado de Congo, Folia de Reis e Bandas Cabaçais.
Os CDS “Valores da Tradição Popular de Barbalha“ e “Panticola Brincando Reisado”, é um Projeto Cultural de autoria de Francisco Demontier dos Santos Vieira (Panticola) Ex-secretário de Cultura de Barbalha, pessoa que tem se dedicado ao máximo para fazer brilhar os Grupos Populares da Terra de Santo Antônio.
O Projeto “Valores da Tradição Popular de Barbalha”, está se tornando realidade com apoio da Prefeitura Municipal de Barbalha através da Secretaria de Cultura conjuntamente com outras entidades e o Governo do Estado. Ciente da força que a classe cultural tem, a Gestão Municipal, Zé Leite e Betilde, reconhece, valoriza e incentiva a Cultura Popular de Barbalha.
Silva Neto




Comentários