Barbalha-CE Família de jovem com morte cerebral faz doação de órgãos

No final da tarde desta quinta-feira dia 02 de outubro, duas equipes médicas, sendo uma do Hospital Maternidade Santo Antônio de Barbalha e a outra da Central de Captação de Órgãos do Estado do Ceará, adentraram a uma das salas de cirurgia do Hospital e realizam a captação de órgãos: Coração, Rins, Fígado e Córnea, do corpo do adolescente que foi vítima de um ato inesperado com um tiro na cabeça e, teve morte cerebral.

Por questões de ética e respeito à família, não citaremos nomes, o adolescente estava internado no Hospital Santo Antônio, a equipe médica que o acompanhava diagnosticou a morte cerebral comunicando o fato aos familiares que residem na vizinha cidade de Missão Velha, e o jovem era estudante na cidade de Barbalha.

Os pais mesmo diante da profunda dor com a perda do filho tão jovem entregaram tudo a Deus, encontraram forças ao unirem as mãos e, num gesto de grandeza pela vida, fizeram a doação de órgãos.

O Dr. Fernando Mesquita e a Dra. Eveline, da Central de Captação de Órgãos do Estado do Ceará, procedente de Fortaleza desembarcaram no período da tarde de ontem no aeroporto Regional do Cariri Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, de onde se deslocaram para o Hospital Maternidade Santo Antônio, juntaram-se ao Dr. Gilberto Pinheiro, Dr. Fernando Coutinho e Dr. Samuel Eduardo, da equipe de Captação de Órgãos do Hospital Maternidade Santo Antônio, e fizeram os procedimentos com sucesso, ainda na equipe de Barbalha devemos ressaltar os serviços do médico anestesista Leonardo Figueiredo.

Sem perder tempo, por volta das 17hs, os cinco médicos entraram em uma das salas de cirurgia do citado hospital, para os trabalhos de captação de órgãos: Coração, rins, fígado e córnea, ao concluírem os trabalhos imediatamente a equipe de fortaleza retornou para o Aeroporto Regional do Cariri de onde decolou com destino a capital cearense, lá outra equipe já estava atuando na triagem da fila de espera para transplantes dos órgãos captados.

Diretores falam

No Hospital Maternidade Santo Antônio, o Dr. José Correia Saraiva e Egberto Santos, diretores de finanças e administrativo, respectivamente, disseram para a reportagem do diariodocariri.com que a família do jovem que teve diagnóstico de morte cerebral, fez um gesto de solidariedade extraordinário ao fazer a doação do Coração, rins, fígado e córnea.

Dr. José Correia Saraiva (Dr. Zezinho), fez elogios ao trabalho das equipes de Captação de Órgãos de Fortaleza e de Barbalha, destacando o profissionalismo e a competência de cada membro, numa missão muito importante, que é salvar vidas. Zezinho, lembrou ainda da grande fila de pessoas fazendo hemodiálise, e cada paciente também faz parte de uma extensa fila de espera por um doador compatível. Está de parabéns a família que num gesto de muita grandeza e generosidade abriu o coração para doar órgãos e salvar vidas, disse Dr. José Correia Saraiva.

O que é motivo de tristeza para uns é motivo de alegria para outros, no caso tristeza para a família do jovem que foi vítima de um ato violento pegando a todos de surpresa, e alegria para os que saírem da fila de espera já como transplantado. Disse, Egberto Santos, que completou, essa captação de órgãos, como outras que já aconteceram, está no centro do slogan do Hospital Maternidade Santo Antônio, “UMA NOVA VIDA COMEÇA AQUI”.

Silva Neto com informações de Isabel, do centro de cirurgia, Dr. Zezinho e Egberto Santos (HMSA).