Barbalha-CE Câmara Municipal aprova piso salarial para Agentes de Saúde e de Endemias

A Câmara Municipal de Barbalha, sob presidência do vereador, Daniel de Sá Barreto Grangeiro, com a presença de todos os representantes do povo no Plenário 13 de Junho, em reunião ordinária, colocou em apreciação Projeto de Lei de nº 14/2014, de autoria do Prefeito Municipal, Zé Leite, que trata de conceder Piso Salarial as categorias de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias.

Referido Projeto de Lei chegou a Câmara Municipal com mensagem do Chefe do Executivo Municipal em regime de urgência, obtendo votação unânime favorável das comissões responsáveis e do plenário para a urgência, posteriormente a proposição foi apreciado em discussão com uso da palavra dos vereadores: Líder do prefeito, Aurino Saraiva (Préu), depois Odair José, Flávio Cruz, Rildo Teles, Bosco Lima e Everton Garcia (Vevé).

Todos destacaram a importância do Projeto que vem valorizar e reconhecer o trabalho das duas categorias, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. Os vereadores oradores sobre a proposição municipal consideram ser um avanço para uma luta de muitos anos, mas, ainda é muito pouco para o trabalho exercido pelos profissionais das duas categorias.

Em seguida o presidente da Casa do Povo, Daniel Cordeiro, colocou o Projeto de Lei 014/2014 em votação, o qual recebeu votação por unanimidade aprovando o Piso Salarial no valor de R$ 1.014,00 (Hum Mil e Quatorze Reais), para as categorias, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, do Município de Barbalha.

Posteriormente a aprovação da matéria em destaque, foi concedida a palavra a presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais - SINDIMUB, Jaqueline Filgueira, a mesma representou as duas classes na tribuna popular, que por sua vez, frisou a luta das classes de enfermagem e odontologia, em luta pelo repasse da gratificação do PNAD. Na ocasião disse que diante o impasse crido entre o município e as duas categorias, pode ser deflagrada greve nos próximos dias.  

Silva Neto