Barbalha-CE: Luto na Educação, aos 89 anos morre o professor Adávio de Sá Barreto

Nesta terça-feira dia 16 de julho, as 10h30, em um dos leitos do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo de Barbalha, morreu o professor Francisco Adávio de Sá Barreto, a sua passagem da vida material para a espiritual deixa a comunidade escolar barbalhense de luto, deixa a família em profunda tristeza, como é inegável que deixa uma grande lacuna aberta nas pilastras da educação.

O professor Francisco Adávio de Sá Barreto, tinha 89 anos, com o quadro de saúde complicado, há dias estava internado no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, como homem de muita bravura, não se entregou aos problemas de saúde, lutou o quanto teve força, mas, a Deus pertence o final, dessa forma o professor Francisco Adávio de Sá Barreto, faleceu na manhã desta terça-feira.

O corpo do professor Francisco Adávio de Sá Barreto, está sendo velado com visitação pública no velório Anjo da Guarda, à Rua Santos Dumont, bem próximo a Agencia dos Correios de Barbalha.

Nesta quinta-feira dia 17, haverá missa de corpo presente às 09 horas, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Quem foi ele?

Francisco Adávio de Sá Barreto, natural Serrita – PE, mas, com profundas raízes familiares em Barbalha, o que fez ele também vir para a Terra dos Verdes Canaviais, onde passou a trabalhar, casou-se, constituiu sua família com a também educadora dona Lindete, e na cidade de Barbalha fez história na digna missão de educador e também na política.

Foi um grande político de sua época, exerceu com brilhantismo mandato de vereador nas administrações públicas do ex-prefeito, João Filgueiras Teles e do ex-prefeito Fabriano Sampaio.  

Foi grande nome da Escola Técnica de Comércio

Levantou com muito trabalhou e presenteou a educação barbalhense com o CELC - Centro Educacional Liryo Callou, situado a Rua Edmundo de Sá no centro da Cidade de Barbalha, um valioso Patrimônio para a história da Educação deste município.

Começou carreira polícia em 1950

Com extraordinário trabalho escriturário, exerceu importante missão de ser o primeiro secretário da Câmara Municipal de Barbalha, na gestão pública do então prefeito João Filgueiras Teles.

Eleito pelo voto popular exerceu o mandato de vereador, e assumiu a presidência da Câmara Municipal no período 1971/1972.

Também ocupou uma cadeira legislativa barbalhense, na gestão municipal do ex-prefeito Fabriano Sampaio (1973 a 1977).

Quando da administração municipal do ex-prefeito João Hilário Coelho Correia, o professor Francisco Adávio de Sá Barreto, teve importante missão de secretário do Palácio Luís Filgueira Sampaio – Câmara Municipal.  

Como homem de espírito público foi um dos Fundadores do Lions Clube de Barbalha, entidade sem fins lucrativos que no seu tempo prestou grandes serviços a sociedade barbalhense.

Francisco Adávio de Sá Barreto, e ou popularmente professor, Adávio, homem que fez de sua vida pública uma grande história que pode ser perpetuado para a biblioteca do CELC e outras mais, contando a sua dignidade como cidadão, como educador e como político de mãos limpas. Uma pessoa de caráter irretocável, um professor respeitado, um homem que promoveu o bem.

Professor, Adávio, repouse em Paz no Paraíso Celestial    

Silva Neto