Barbalha-CE Paróquia de Santo Antônio comemora Corpus Christi com procissão e missa
No final da tarde desta quinta-feira dia 19 de junho, a Paróquia de Santo Antônio de Barbalha, comemorou o dia santificado dedicado pela Igreja Católica, Apostólica, Romana, a Corpus Christi, realizando bonita e grande procissão que saiu do largo do Rosário para a Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa.
Padre Cícero Alencar Ferreira presidiu a celebração, e os padres Luciano e Nino concelebraram. Padre Luciano conduziu a procissão de Corpus Christi e o padre Nino após o Evangelho fez bonita homilia.
A Igreja Matriz de Santo Antônio grande nas suas dependências ficou pequena para o tamanho da participação da família católica vivenciando na oração e na fé as comemorações religiosas nessa quinta-feira dedicado ao Corpo de Cristo, que é celebrado após o domingo da Santíssima Trindade e o domingo alusivo a Pentecostes.
Atendendo o chamado da paróquia pelo padre Alencar, foi de forma muito expressiva a presença dos fiéis barbalhenses participando da procissão de Corpus Christi e também da Santa Eucaristia celebrada na Igreja Matriz de Santo Antônio. É importante ressaltar que o pároco da Paróquia de Santo Antônio, padre Alencar tem sido um sacerdote muito atuante nos eventos religiosos sempre aberto ao sentimento religioso da família católica barbalhense.
SABE MAIS SOBRE CORPUS CHRISTI
Corpus Christi na expressão latina que significa para nós Corpo de Cristo, é uma festa católica. É um evento baseado em tradições católicas. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo. A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).
Silva Neto




Comentários