Barbalha-CE STAS comemora Dia Mundial de Conscientização da violência a pessoa idosa

Aconteceu nos três dias, 16, 17 e 18 de junho, na Sala de Teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados “Céu”, Mestre Joaquim Mulato, no Parque da Cidade Governador Tasso Ribeiro Jereissati, vasta programação enaltecendo as comemorações pela passagem do Dia Mundial de Conscientização da Violência a pessoa idosa, tendo como tema central “Violência contra a pessoa idosa” “Não finja que não vê”.

De acordo com as informações da equipe de coordenação da programação, no dia 16, segunda-feira, houve a solenidade de abertura, e em seguida a primeira palestra sobre conscientização da violência a pessoa idosa, facilitador: Francisco Sandoval Barreto de Alencar – Secretário Adjunto da Secretaria do Trabalho e Ação Social. No Dia 17, terça-feira, palestra sobre Espiritualidade da pessoa idosa, proferida pelo padre Josias Gomes Araújo. E no dia 18, quarta-feira, palestra sobre Dinâmica de Grupo e Motivação, facilitadores: Vanessa Carvalho Bandeira Cruz (Psicóloga), Pedro Alisson Cruz (Psicólogo) e Maria do Socorro Bezerra (Assistente Social).

Essa vasta programação que reuniu idosos dos CRAS de Barbalha foi realizada sob a coordenação da Secretaria do Trabalho e Ação Social, do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), do CRAS Municipal, e dos CRAS Santo Antônio e Malvinas.  De acordo com o calendário das datas sociais, no dia 15 de junho, se comemora o Dia Mundial de Conscientização da violência a pessoa idosa, e pela passagem de significativa data, a Secretária do Trabalho e Ação Social, tendo a titular, Tereza Amora, com carinho e dedicação a Melhor Idade, programado e realizado programação que fez movimentar o publico alvo nos três dias. A programação dos três dias comemorativos ao Dia Mundial de Conscientização da violência a pessoa idosa, contou com total apoio da Administração Pública Municipal de Barbalha.

O Secretário Adjunto da Ação Social de Barbalha, Francisco Sandoval Barreto de Alencar, que esteve presente ao encerramento do evento na tarde desta quarta-feira dia 18, disse que é com muita preocupação que os grandes analistas do perfil da terceira idade, sinalizam que a partir de 2025, o Brasil terá uma nação com mais idosos do que os números de crianças, bem como é preocupante a cada dia no Brasil, os registros da violência de várias formas contra as pessoas da Melhor Idade.

Silva Neto