Barbalha-CE Apresentações culturais da Educação brilham na quermesse de Santo Antônio
Nesta segunda-feira 09 de junho, se celebrou a 10ª Trezena em louvor a Santo Antônio, na festa do padroeiro a cada noite a Igreja Matriz fica pequena para a grande participação da família devota de Santo Antônio, a noite do setor do ensino público foi bastante movimentada tanto na celebração como na quermesse.
Como acontece a cada noite, depois da celebração da Trezena a programação se estende para parte social na Rua da Matriz, onde são realizadas as quermesses, no palco tem apresentações artísticas e conjuntamente vem a programação cultural.
Nesta segunda-feira, a movimentação esteve sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, com presença da secretária, Isabel Cristina, que em trabalho coletivo fez uma bonita programação cultural, com cinco Escolas Municipais fazendo apresentações.
A Escola Edson Olegário de Santana, que fica no Bairro Buriti, apresentou a Dança Solo “Brasileirinho”, prestando homenagem ao Brasil como o país do futebol
A Escola Martiniano de Alencar, situada no centro da cidade, colocou frente ao público a Dança do Xaxado, fazendo referencia a ligação dos filhos das Terras do Caldas “OS MARCELINOS” com o cangaço por várias vezes se unindo ao “Bando de Lampião.”
A Escola Edson Olegário de Santana, em segunda apresentação com a “Quadrilha Junina Nós da Terra” campeã da categoria infantil no Festival Regional de Quadrilhas Juninas realizado em Barbalha, sendo no geral Tricampeã.
A Escola Maria Alacoque Bezerra, localizada no Bairro Alto da Alegria, apresentou a Dança do Penero Xerem, prestando homenagem a Luiz Gonzaga “Rei do Baião”, que em vida deixou um grande presente musical para a Festa de Santo Antônio, com a Música FESTA DE SANTO ANTONIO.
E por último, se apresentou a Quadrilha Junina Estrela Brilhante, da Escola Sebastião Santiago da Paz, do Distrito de Estrela.
Portanto, uma segunda-feira cultural com importante e o valioso trabalho da Secretaria Municipal de Educação de Barbalha, apoiando, incentivando e fortalecendo a cultura popular de Barbalha, a partir de ações dentro da rede de ensino público municipal.
Silva Neto




Comentários