Barbalha-CE – Contagem regressiva para a festa do Pau da Bandeira

Do Sítio São Joaquim, vem uma hasta de “Rama Branca”, que será trasladado nos ombros dos carregadores, homem de muita devoção e fé, não temidos ao perigo, mas, de integra total nesse ritual tradicional que abre o período de festa juninas no Nordeste do Brasil.

Tudo está pronto para neste domingo dia 1º de junho, se realizar o maior evento cultural, folclórico e religioso na cidade de Barbalha. Na contagem regressiva estamos vivendo os momentos de ansiedade pelas horas que separam o inicio do cortejo para o hasteamento da bandeira de Santo Antônio neste domingo.  

No período da manhã, acontece à celebração de abertura da festa na Igreja Matriz, o ofertório é cultural com apresentações de produtos naturais da terra dos Verdes Canaviais, com o ato de apresentação de cada produto por repentistas que também com suas rimas embelezam o ofertório, depois da celebração, acontece o maior cortejo a céu aberto do Nordeste, mais de três mil membros se apresentam em desfile na Rua Do Vidéo até o largo do Rosário, onde festa na parte social é aberta pelo prefeito da cidade Zé Leite e outras autoridades convidadas.

Já no período da tarde, todos os caminhos levam o povo até as primeiras ruas do Bairro Bela Vista por onde o pau da Bandeira vai adentrar a cidade, da chamada “cama do pau” até a Igreja Matriz de Santo Antônio, são nada menos que seis quilômetros de distancia, tornando-se um desafio para os carregadores com uma hasta de “Rama Branca” com 23 metros de cumprimentos e mais de duas toneladas nos ombros dos carregadores.

Barbalha, orgulho de um povo que faz cultura e tradição com fé.

Silva Neto