Barbalha-CE: Entrega de Título de Cidadão acirra os ânimos na Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Barbalha realizou reunião ordinária a noite dessa segunda-feira (26) no plenário 13 de junho, com 100% de presença dos legisladores, com trabalhos sob a presidência do vereador, Daniel de Sá Barreto Cordeiro. O material de expediente constou de ofícios recebidos de vários órgãos públicos e instituições, pedido de uso de tribuna, Indicativos, Requerimentos e Projetos de Lei.
Após a leitura do material de expediente pelo Assessor Jurídico, Dr. Anibal Leite, o Presidente do Legislativo, Daniel Cordeiro, colocou em apreciação dos vereadores um ofício do PSB de Pernambuco, com pedido do espaço da Casa do Povo para a solenidade de entrega do Título de Cidadão Barbalhense ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, as 18h00 do próximo sábado 31 de maio, data de abertura da Festa de Santo Antônio.
O vereador, Aurino Saraiva (Preu), se pronunciou que não é contra a entrega do Título de cidadão Barbalhense ao ex-governador, Eduardo Campos, mas, é contra a data, sugerindo que a solenidade acontecesse em outra ocasião, justificando que nesse momento Eduardo Campos, é um pretenso candidato a Presidência da República no pleito eleitoral deste ano, o que pode ser uma oportunidade para fazer política.
O vereador, Rildo Teles, fez contra-ponto as considerações do colega Aurino Saraiva, alegando ser um direito do homenageado escolher a data para receber a comenda, e isso também é um direito assistido pelo Regimento Interno da Câmara Municipal.
Os dois vereadores se atrelaram nas discussões, os ânimos ficaram acirrados, clima aqueceu nos pronunciamentos, outros vereadores como Flávio Cruz, Antônio Correia Saraiva, Antônio Sampaio, Everton Garcia (Vevé), Ernandes Garcia e Odair José de Matos, entraram no mérito da questão, e as ponderações com as sugestões não apresentaram nenhuma solução, o caldeirão aquecido nas discussões perduraram por mais de uma hora.
Sem nenhum acordo de ambas as partes, o presidente, Daniel Cordeiro, colocou ponto final nas discussões, ao dizer que estava concedido ao PSB o direito de realizar a solenidade de entrega do Título de Cidadão Barbalhense ao ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, às 18 horas, do próximo sábado 31 de maio.
Com a decisão tomada pelo Presidente da Câmara Municipal, Daniel Cordeiro, os ânimos acirrados foram desarmados, a sessão teve prosseguimento com aprovação de mais de 20 indicativos e requerimentos dos vereadores, sugerindo a municipalidade barbalhense pelas secretarias competentes, a realização de melhorias em diversos setores públicos em benefício da população barbalhense.
Portanto, no próximo sábado dia 31 de maio, está confirmado à entrega do Título de Cidadão Barbalhense ao ex-governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, no Plenário 13 de Junho.
Silva Neto




Comentários